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Estudos Preliminares Nº 35/2023 - PJPI/TJPI/PRESIDENCIA/SEAD/DEPMATPAT/SECCOM
ESTUDOS PRELIMINARES Nº 35/2023
AQUISIÇÃO DE MATERIAL DE EXPEDIENTE
PROCESSO SEI Nº 23.0.000018345-8
SETOR REQUISITANTE: Departamento de Material e Patrimônio - DEPMATPAT
ÁREA REQUISITANTE
ESTUDOS TÉCNICOS PRELIMINARES |
|
PROCESSO: 23.0.000018345-8 |
RESPONSÁVEL |
Setor Requisitante: DEPMATPAT |
IGOR MENDES CARVALHO Coordenador do Departamento de Material e Patrimônio - DEPMATPAT/TJ-PI |
INTRODUÇÃO
O Estudo Técnico Preliminar tem por objetivo identificar e analisar os cenários para o atendimento das demandas de bens e serviços do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí - TJPI, bem como demonstrar a viabilidade técnica e econômica das soluções identificadas, fornecendo as informações necessárias para subsidiar o respectivo processo de contratação.
Este documento constitui a primeira etapa do procedimento de aquisição de bens e contratação de serviços para a garantia da continuidade das atividades deste Tribunal, conforme condições e especificações contidas no Termo de Referência e seus Anexos, na INSTRUÇÃO NORMATIVA SEGES Nº 58, DE 8 DE AGOSTO DE 2022, do Ministério da Economia, e em conformidade com a determinação constante no Ofício-Circular Nº 118/2020 - PRESIDENCIA/SECGER (1695573).
1. DA DESCRIÇÃO DA NECESSIDADE DA CONTRATAÇÃO
1.1. A necessidade da Administração é a aquisição, sob demanda, incluindo o serviço de entrega, de material de expediente a ser fornecido para o Departamento de Material e Patrimônio (DEPMATPAT) do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI), conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas neste ETP e seus anexos, visando atender às necessidades do TJPI.
1.2. JUSTIFICATIVA
1.2.1. A aquisição de material de expediente é essencial para atender às demandas solicitadas pelas Unidades Judiciárias e Administrativas do Poder Judiciário do Piauí. Destaca-se que o material de expediente é essencial para o dia a dia de trabalho dos Magistrados, Magistradas, Servidores, Servidoras, e demais força de trabalho do TJPI, sendo fundamental para o bom funcionamento das unidades. Ressalta-se que os materiais são importantes para a primazia do trabalho de todos os departamentos, tendo em vista, que muitos são de uso diário e contínuo.
1.2.2. A presente contratação visa o melhor atendimento das demandas por material de expediente das unidades judiciárias e administrativas do TJPI.
1.2.3. A aquisição de material de expediente na Administração Pública mostra-se necessária, pois tais itens referem-se aos materiais utilizados para a execução das atividades administrativas, tais como papel, canetas, lápis, grampeadores, pastas, envelopes, entre outros.
1.2.4. Ademais, diante da ruptura de estoque presente no DEPMATPAT, referente a diversos itens necessário para a realização das atividades administrativas no âmbito das unidades integrantes do TJPI, resta necessário o suprimento dos materiais para fins de disponibilidade em estoque, de modo a atender às solicitações das unidades.
1.2.5. Os materiais a serem adquiridos são essenciais para o funcionamento da Administração Pública, pois são utilizados para a elaboração e tramitação de documentos, arquivamento de processos, produção de relatórios e outros procedimentos administrativos.
1.2.6. A aquisição dos materiais de expediente deverá ser feita de forma a garantir a obtenção do melhor preço e qualidade dos produtos adquiridos.
1.2.2. Para a efetivação da presente contratação, deve-se considerar:
1.2.2.1. A necessidade constante de material de expediente;
1.2.2.2. A entrega de material de expediente dentro do prazo de validade;
1.2.2.3. A conveniência em não possuir estoques dos itens de material de expediente em excesso;
1.2.2.4. A redução de custos com guarda, manutenção, controle temporal e logística de distribuição às unidades judiciárias e administrativas;
1.2.2.5. A proposta mais vantajosa para a administração, observando os princípios da isonomia e de sustentabilidade.
1.2.3. A quantidade estimada estabelecida na informação (3962784), elaborada pelo DEPMATPAT, nos autos do Processo SEI Nº 22.0.000113934-0, que trata-se do Ofício Nº 1161/2023 (3910491) formulado por esta SUPERINTENDÊNCIA DE LICITAÇÕES E CONTRATOS - SLC, por meio do Termo de Abertura Nº 82/2023 (3912186), que, em resumo, versa sobre Solicitação de informações sobre níveis de estoque mínimo necessário para atendimento das demandas do Tribunal de Justiça do Piauí e refere-se ao consumo médio mensal entre os períodos janeiro/2022 e dezembro/2022, equivalente a 12 meses.
2. DEMONSTRATIVO DA PREVISÃO DA CONTRATAÇÃO NO PLANO DE CONTRATAÇÕES ANUAL
2.1. Inicialmente, cumpre ressaltar que o Plano Anual de Contratação - PAC no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí foi regulamentado em novembro de 2021, por intermédio da Art. 5º, II, da Resolução Nº. 247/2021.
2.2. Vale salientar que as tratativas acerca do PAC atinente ao ano em curso encontra-se em tramitação nos autos do Processo SEI Nº 22.0.000116433-7, restando pendente, ainda, sua publicação e divulgação no sítio eletrônico do Tribunal, após a sua aprovação pelo Tribunal Pleno, nos termos do Art. art.8º, III, da Resolução Nº. 247/2021.
2.3. Entretanto, a autoridade máxima deste Egrégio Tribunal de Justiça, o Senhor Desembargador Presidente Hilo de Almeida Sousa, nos termos da Decisão Nº 2619/2023 (4050675), exarada nos autos do Processo SEI Nº 23.0.000002679-4, que versou sobre as demandas iniciais acerca da viabilidade do presente processo, AUTORIZOU a deflagração de procedimento destinado a aquisição de materiais de expediente para atender às necessidades do Tribunal de Justiça do Piauí.
2.4. Nesse sentido, de igual modo, é imperioso frisar que, no Documento de Oficialização da Demanda Nº 47/2023 (SEI nº 4022673), a aludida Autoridade ratificou a necessidade a aquisição de bens (Material de Consumo) para o DEPMATPAT, de modo a atender às necessidades do Tribunal de Justiça do Piauí, razão pela qual entende-se que o aspecto referente a previsão no PAC resta plenamente justificado.
2.5. A presente contratação encontra previsão no Plano Anual de Contratações para 2023 que, embora devidamente elaborado nos autos do Processo SEI Nº 22.0.000046050-1, encontra-se em fase final de formalização, nos autos do Processo SEI Nº 22.0.000116433-7, restando pendente, ainda, sua publicação e divulgação no sítio eletrônico do Tribunal, após a sua aprovação pelo Tribunal Pleno, nos termos do Art. art.8º, III, da Resolução Nº. 247/2021.
2.4. Este procedimento encontra alinhamento, ainda, ao planejamento estratégico vigente, nos termos do item IX - APRIMORAMENTO DA GESTÃO ADMINISTRATIVA E DA GOVERNANÇA JUDICIÁRIA, que visa formular colaborativamente estratégias que busquem maior eficiência através das melhores práticas de gestão, nos termos do Planejamento Estratégico - Ciclo (2021-2026) do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI).
2.5. A partir da presente contratação, objetiva-se formular, implantar e monitorar estratégias flexíveis e aderentes às especificidades locais, regionais e próprias de cada segmento de justiça do Poder Judiciário, produzidas de forma colaborativa pelos magistrados, servidores, pela sociedade e pelos atores do sistema de justiça.
3. REQUISITOS DA CONTRATAÇÃO
3.1. Para a implementação da contratação, o fornecimento será parcelado de acordo com a necessidade da Unidade relacionada neste ETP, conforme solicitação formal prévia por parte do respectivo fiscal do contrato;
UNIDADE DEMANDANTE |
METODOLOGIA PARA ATENDIMENTO DE DEMANDAS |
DEPARTAMENTO DE MATERIAL E PATRIMÔNIO |
Para atendimento das demais Unidades administrativas e judiciárias do Tribunal de Justiça do Piauí. |
3.1.1. A Unidade Demandante terá nomeado um fiscal e suplente, para controlar o cumprimento das cláusulas contratuais, realizar pedidos diretamente ao Fornecedor contratado, receber e conferir as entregas, bem como apresentar relatórios qualitativo e quantitativo de fornecimento do objeto;
3.1.2. Os materiais deverão ser entregues, rigorosamente, dentro das especificações estabelecidas no Edital e seus anexos, sendo que a inobservância desta condição implicará na recusa formal e aplicação das penalidades;
3.1.3. O fornecimento do material de expediente será realizado sob demanda, os produtos deverão estar na validade vigente;
3.1.4. A contratada deverá entregar o material de expediente em embalagens fechadas, bem conservadas e limpas. Não será aceito a entrega de material de expediente danificado, rachado, arranhado ou sujo, sendo necessária a substituição do mesmo sem ônus para a contratante. Caso seja identificado deformidades nos produtos após a entrega, estes serão separados e devolvidos para a contratada;
3.1.5. Em hipótese alguma será aceito material diferente do que foi cotado, que esteja com avarias ou defeito de fabricação, ou que não atender às especificações do Edital;
3.1.6. A empresa contratada, quando da entrega de pedidos, deverá respeitar o horário de expediente das Unidades constantes no item 9 deste ETP.
3.2. Especificamente no tocante ao "Item - PAPEL A4", solicitou-se informação junto ao DEPMATPAT, nos autos do Processo SEI Nº 23.0.000022815-0 quanto à necessidade de registro do item, tendo a unidade informado a imprescindibilidade de sua aquisição, tendo em vista a existência de diversas impressoras de propriedade do próprio Tribunal que não são objeto do Contrato de locação (outsourcing) Nº 126/2022, que fornece papéis, restando necessário, para estes casos específicos, o fornecimento, por parte do próprio Tribunal, de papéis para impressão de documentos.
3.3. Critérios e Práticas de Sustentabilidade
3.3.1. O contratado deverá utilizar, quando disponíveis no mercado, materiais que sejam reciclados, reutilizados e biodegradáveis, bem como priorizar o emprego de mão-de-obra, materiais, tecnologias e matérias-primas de origem local para execução e operação do objeto, bem como respeitar as Normas Brasileiras (NBR) publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobre resíduos sólidos.
3.3.2. Deverá a contratada adotar boas práticas de sustentabilidade, baseadas na otimização e economia de recursos e na redução da poluição ambiental, quando da execução dos serviços contratados, tais como uso racional de água, economia de energia elétrica, economia de materiais, separação de resíduos e materiais recicláveis.
3.3.3. Além disso, é importante que a Administração Pública promova o uso consciente dos materiais de expediente, evitando desperdícios e adotando práticas sustentáveis, como a utilização de papel reciclado e a redução do consumo de energia elétrica.
3.3.4. Dessa forma, considerando a necessidade de implantação de práticas de sustentabilidade, deve-se contratar empresas que sejam comprometidas com a sustentabilidade.
3.3.5. Visando um maior desenvolvimento nacional sustentável, a presente aquisição observará os princípios da economicidade, eficácia, eficiência para melhor aproveitamento dos recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis, inclusive com respeito a impactos ambientais, de forma a utilizar-se da menor quantidade possível de recursos que causem impactos negativos para a sociedade e para o meio ambiente, com a contratação de produtos acondicionados preferencialmente em embalagens individuais adequadas, com o menor volume possível, que utilize materiais recicláveis, de forma a garantir a máxima proteção durante o transporte e o armazenamento.
3.3.6. Preocupação em atendimento ao Plano de Logística Sustentável do TJPI (2021-2026).
3.3.7. Dessa forma, considerando a necessidade de implantação de práticas de sustentabilidade, deve-se priorizar contratar empresa fornecedora que seja comprometida com a sustentabilidade.
4. ESTIMATIVA DAS QUANTIDADES A SEREM CONTRATADAS
4.1. A Lei nº 14.133/2021, estabelece em seu artigo 40, inciso V, alínea "b", como princípio, entre outros, o do parcelamento, "quando for tecnicamente viável e economicamente vantajoso", dispondo sobre algo similar no seu artigo 47, inciso II, mencionando o princípio do parcelamento como obrigatório "quando for tecnicamente viável e economicamente vantajoso".
4.2. Dessa forma, a compra efetuada deverá ser entregue no local e nas quantidades globais especificadas, conforme sejam solicitadas.
4.3. O método utilizado para a obtenção da quantidade a ser adquirida tomou por base a QUANTIDADE CONSUMIDA das últimas Atas de Registro de Preços correspondentes a cada item, cujos valores encontram-se registrados no "Sistema Licitações do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí" e correspondem à Quantidade Registrada subtraída do Saldo Interno, conforme demonstrativo que segue:
QR - SI = QC |
Sendo:
QR: Quantidade Registrada;
SI: Saldo Interno;
QC: Quantidade Consumida.
4.4. Como método de obtenção dos quantitativos a serem registrados tomou-se por base, ainda, a quantidade estimada estabelecida na informação (3962784) e na Manifestação Nº 5599/2023 (3962134), elaborada pelo DEPMATPAT, nos autos do Processo SEI Nº 22.0.000113934-0, que trata-se do Ofício Nº 1161/2023 (3910491) formulado por esta SUPERINTENDÊNCIA DE LICITAÇÕES E CONTRATOS - SLC, por meio do Termo de Abertura Nº 82/2023 (3912186), que, em resumo, versa sobre Solicitação de informações sobre níveis de estoque mínimo necessário para atendimento das demandas do Tribunal de Justiça do Piauí e refere-se ao consumo médio mensal entre os períodos janeiro/2022 e dezembro/2022, cujos quantitativos mostram-se suficientes para atender aos pedidos realizados nos próximos 12 (doze) meses (necessidade de licitar), com projeção de suficiência de estoque para 16 (dezesseis) meses, de modo a garantir o fornecimento ininterrupto dos materiais registrados e evitar ruptura de estoque no âmbito do DEPMATPAT.
5. LEVANTAMENTO DE MERCADO - PROSPECÇÃO E ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS POSSÍVEIS DE SOLUÇÕES
5.1. Realizada a prospecção e análise de alternativas possíveis de solução, conforme mandamento contido no Art. 7º da Instrução Normativa Nº 40/2020 do Ministério da Economia, verificou-se que o atendimento às demandas de material de expediente para fins de abastecimento das unidades administrativas e judiciárias deste Tribunal de Justiça e em diversos órgãos são realizadas, predominantemente, através do Sistema de Registro de Preços (SRP).
5.2. Ademais, o sistema de aquisição por preços registrados não obriga à Administração contratar todo o quantitativo registrado. Dessa forma, o quantitativo fixado na ARP não será revertido, necessariamente, em custos adicionais para a Administração, mas tão somente serão adquiridos à medida que forem demandados por cada unidade.
5.3. Segue o rol exemplificativo de aquisições recentes de material de expediente, por meio de SRP, realizadas por órgãos locais e regionais, cujo porte estrutural assemelha-se ao deste Tribunal:
PREFEITURA MUNICIPAL DE CALDEIRÃO GRANDE DO PIAUÍ Ata de Registro de Preços Nº 001/2022 Objeto: Registro de preço para a aquisição de material de expediente para o município de Caldeirão Grande do Piauí-PI Edital de Licitação Nº 006/2022 Pregão Eletrônico - Sistema de Registro de Preços Status: Finalizada. |
DEFENSORIA PUBLICA DO ESTADO Ata de Registro de Preços Nº 001/2022, Nº 002/2022, Nº 003/2022, Nº 004/2022, Nº 005/2022, Nº 006/2022 Objeto: Registro de Preços objetivando Contratação de empresa para fornecimento de Materiais de Expediente, Limpeza e outros para atendimento das necessidades da Defensoria Pública do Estado do Piauí. Pregão Eletrônico N° 002/2022 - Sistema de Registro de Preços. Status: Finalizada. |
PREFEITURA MUNICIPAL DE PICOS Ata de Registro de Preços Nº 010/2022 Objeto: Registro de preços para eventual contratação parcelada de empresa especializada para o fornecimento de material de expediente, conforme especificações e quantitativos constantes no Termo de Referência e Edital, em atendimento às necessidades do Município de Picos-PI e suas secretarias. Edital de Licitação Nº 010/2022 Pregão Eletrônico - Sistema de Registro de Preços Status: Finalizada. |
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUÍ Ata de Registro de Preços Objeto: Registro de preços para a eventual aquisição de material de expediente e toner para impressoras do MP-PI, conforme quantidades e especificações contidas no Termo de Referência (anexo I), que é parte integrante desta Ata, assim como a proposta vencedora, independentemente de transcrição. Edital de Licitação Nº 010/2022 Pregão Eletrônico - Sistema de Registro de Preços Status: Finalizada. |
*Pesquisa realizada no Sistema do Mural de Licitações do Tribunal de Constas do estado do Piauí - TCE-PI (https://sistemas.tce.pi.gov.br/licitacoesweb/mural/) em 03/2023.
5.4. Diante dos resultados obtidos, observa-se que o Sistema de Registro de Preços é a alternativa mais apropriada para o registro e aquisição de MATERIAIS DE EXPEDIENTE, visando à reposição do estoque para atendimento das demandas das diversas unidades judiciárias e administrativas do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.
5.5. Dessa forma, sugere-se a adoção da modalidade Pregão, em sua forma eletrônica, por meio do sistema de registro de preços, na forma da Lei nº 14.133/2021.
6. ESTIMATIVA DO VALOR DA CONTRATAÇÃO
6.1. Os custos estimados com a referida aquisição serão detalhados nas cotações públicas e na pesquisa de preço a serem juntadas aos presentes autos.
7. DESCRIÇÃO DA SOLUÇÃO COMO UM TODO
7.1. Para a implementação da contratação, será necessária a aquisição dos seguintes itens que deverão obedecer às especificações e quantitativos abaixo descritos:
N⁰ |
CATMAT/CÓDIGO |
DESCRIÇÃO |
UNIDADE |
QUANTIDADE |
1 |
400389 |
ADAPTADOR PARA TOMADA PADRÃO NOVO, 127/220V, 10A, 2P+T, TIPO: MACHO, UTILIDADE: CONECTAR EQUIPAMENTOS COM PLUGUE ANTIGO EM TOMADAS PADRÃO NOVO, CONFORME A NORMA NBR 14.136. CÓDIGO DE REFERÊNCIA: 64120. |
UNIDADE |
233 |
2 |
427366 |
APAGADOR PARA QUADRO BRANCO, MATERIAL BASE: FELTRO, CORPO: ACRÍLICO, COMPRIMENTO: 17 CM, LARGURA: 5 CM, ALTURA: 10 CM, CARACTERÍSTICAS ADICIONAIS: ESTOJO COM COMPARTIMENTO PARA 2 PINCÉIS |
UNIDADE |
200 |
3 |
289332 |
APONTADOR ESCOLAR, EM PLÁSTICO RESISTENTE, LÂMINA DE AÇO TEMPERADO, SEM DEPÓSITO, PARA APONTAR LÁPIS DE MADEIRA COM DIÂMETRO DE 7 MM |
UNIDADE |
286 |
4 |
604950 |
AVENTAL DESCARTÁVEL CONFECCIONADO EM TNT, CURTO, TAMANHO ÚNICO, COM MANGA LONGA, COR BRANCO, COM TIRAS PARA AMARRAR NAS COSTAS E NO PESCOÇO, LASTEX NOS PUNHOS, PACOTE COM 10 UNIDADES |
PACOTE |
80 |
5 |
345435 |
BALDE PLÁSTICO, EM POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE, COM FUNDO E BORDA DE ENCAIXE DA ALÇA REFORÇADOS, ALÇA EM AÇO ZINCADO, CAPACIDADE PARA 10 LITROS |
UNIDADE |
272 |
6 |
483860 |
BATERIA ESTACIONÁRIA SELADA 12V, 7AH, UTILIDADE: PARA NOBREAK |
UNIDADE |
384 |
7 |
447926 |
BLOCO AUTOADESIVO PARA ANOTAÇÕES, TIPO POST-IT, 76 MM X 102 MM, AMARELO, CONTENDO 100 FOLHAS |
PACOTE |
3.254 |
8 |
272159 |
BLOCO AUTOADESIVO PARA ANOTAÇÕES, TIPO POST-IT, 76 MM X 102 MM, ROSA, CONTENDO 100 FOLHAS |
PACOTE |
771 |
9 |
229171 |
BLOCO AUTOADESIVO PARA ANOTAÇÕES, TIPO POST-IT, 38 MM X 50 MM, AMARELO PASTEL, CONTENDO 4 BLOCOS |
PACOTE |
1.432 |
10 |
475605 |
CAIXA SOM ACÚSTICA ATIVA, COM AMPLIFICADOR, POTÊNCIA MÍNIMA DE 200 WATTS RMS, ALTO-FALANTE DE NO MÍNIMO 12 POLEGADAS, DRIVER DE TITÂNIO OU PIEZO OU SIMILAR, VISOR DIGITAL, COMPONENTES DE ENTRADA USB, SD CARD, BLUETOOTH, RÁDIO FM, ENTRADAS XLR, RCA E P10; EQUALIZAÇÃO ATIVA, TRÊS VIAS (GRAVE, MÉDIO E AGUDO), CHAVE SELETORA, VOLTAGEM 110V E 220V |
UNIDADE |
202 |
11 |
399474 |
CHALEIRA EM AÇO INOX, COM TAMPA, CAPACIDADE MÍNIMA DE 2 LITROS, COM CABO ANTITÉRMICO DE BAQUELITE COR PRETA |
UNIDADE |
36 |
12 |
345252 |
COLA INSTANTÂNEA, DE ALTA RESISTÊNCIA E SECAGEM RÁPIDA, SIMILAR A SUPER BOND, INCOLOR, MULTIUSO, COM BICO DOSIFICADOR, TUBO COM 90 G |
UNIDADE |
1.062 |
13 |
484678 |
DESINFETANTE LÍQUIDO, PARA USO GERAL, COM AÇÃO BACTERICIDA/GERMICIDA, DESODORIZANTE, COM PRESENÇA MÍNIMA DE 0,5% DE COMPONENTES ATIVOS, FRAGRÂNCIA FLORAL OU LAVANDA, EM FRASCO PLÁSTICO, CONTENDO 5.000 ML, PRAZO DE VALIDADE MÍNIMA DE 1 ANO A CONTAR DA DATA DE ENTREGA DO MATERIAL, TAMPA COM LACRE DE SEGURANÇA, RESISTENTE PARA O TRANSPORTE, SEM VAZAMENTOS |
UNIDADE |
790 |
14 |
102407 |
DETERGENTE, COMPOSIÇÃO: HIDRÓXIDO DE SÓDIO, COADJUVANTE, DISPERSANTE SEQUESTRANTE, APLICAÇÃO: REMOÇÃO GORDURA E SUJEIRA EM GERAL. CARACTERÍSTICAS ADICIONAIS: DESINCRUSTANTE PH (PURO) 12,5 A 13,5. EMBALAGEM 500 ML. PRAZO DE VALIDADE MÍNIMA DE 6 (SEIS) MESES A CONTAR DA DATA DE ENTREGA DO MATERIAL |
UNIDADE |
3.520 |
15 |
467299 |
ENVELOPE PARDO PEQUENO, FORMATO (C X L): 248 MM X 185 MM, 90 G |
UNIDADE |
110.000 |
16 |
467091 |
ENVELOPE PARDO MÉDIO, FORMATO (C X L): 360 MM X 260 MM, 80 G |
UNIDADE |
82.496 |
17 |
331870 |
ESCOVA SANITÁRIA, COM CERDAS SINTÉTICAS EM FORMATO CIRCULAR, COR BRANCA, COM CABO E SUPORTE DE PLÁSTICO, COM UM SUPORTE PARA ARMAZENAR A ESCOVA, 34,5CM X 9,5 CM X 34,5 CM |
UNIDADE |
141 |
18 |
429012 |
EXTRATOR DE GRAMPOS EM METAL INOXIDÁVEL |
UNIDADE |
1.000 |
19 |
293847 |
FITILHO PLÁSTICO, TIPO AMARRILHO, CONFECCIONADO EM FIO SINTÉTICO OPACO OU TRANSPARENTE, PARA AMARRAR PACOTES, VOLUMES DE PROCESSOS E OUTROS OBJETOS, DIMENSIONADO PARA SUPORTAR SEM ROMPER-SE UMA CARGA DE NO MÍNIMO 5 KG, SEM SOFRER ALONGAMENTO DAS FIBRAS ATÉ O LIMITE DA CARGA MÍNIMA, COM LARGURA APROXIMADA DE 15 MM, EM ROLO DE 1 KG DE FITILHO |
UNIDADE |
200 |
20 |
319163 |
FLANELA PARA LIMPEZA EM ALGODÃO, COM TEXTURA PELÚCIA, COR LARANJA, COM AS BORDAS CHULEADAS, MEDIDAS MÍNIMAS (C X L): 40 CM X 30 CM |
UNIDADE |
1.114 |
21 |
258262 |
GARRAFA PLÁSTICA PARA ÁGUA, COM CAPACIDADE DE 2 LITROS, TAMPA ROSCÁVEL |
UNIDADE |
204 |
22 |
288915 |
GARRAFA TÉRMICA COM CAPACIDADE DE 1,8 L, COM ALÇA, UTILIDADE: CONSERVAR LÍQUIDOS QUENTES, SISTEMA DE SERVIR: BOMBA DE PRESSÃO, REVESTIMENTO EXTERNO EM AÇO INOX, TAMPA E ALÇA NA COR PRETA, ISOLAMENTO TÉRMICO: AMPOLA DE VIDRO, CONSERVAÇÃO TÉRMICA DE, NO MÍNIMO, 6 (SEIS) HORAS. REFERÊNCIA: TERMOLAR LÚMINA 1,8 L. |
UNIDADE |
400 |
23 |
229444 |
GRAMPEADOR, PINTADO, MATERIAL DE METAL, TIPO: MESA, CAPACIDADE: 30 FOLHAS, APLICAÇÃO: PAPEL |
UNIDADE |
660 |
24 |
484679 |
INSETICIDA AEROSSOL, MULTI-INSETICIDA À BASE DE ÁGUA, EXTERMINA QUALQUER TIPO DE INSETO CASEIRO E MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE, SEM CHEIRO. NÃO CONTER EM SUA COMPOSIÇÃO PIRETRÓIDES. VOLUME: 300 ML. COMPOSIÇÃO: PRALETRINA 0.102%, D-FENOTRINA 0.125%, ÁGUA, ANTIOXIDANTE, EMULSIFICANTE, SOLVENTE ALIFÁTICO E PROPELENTES OU IMIPROTRINA 0,020%, PERMETRINA 0,050%, ESBIOTRINA 0,100%, SOLVENTE, ANTIOXIDANTE, EMULSIFICANTE, VEÍCULO E PROPELENTES, PRAZO DE VALIDADE MÍNIMA DE 6 (SEIS) MESES A CONTAR DA DATA DE ENTREGA DO MATERIAL. REFERÊNCIA: SBP MULTI-INSETICIDA À BASE DE ÁGUA. |
UNIDADE |
675 |
25 |
315623 |
JARRA PARA SUCO, CORPO EM PLÁSTICO ATÓXICO E COM GRAU ALIMENTÍCIO, TRANSPARENTE, COM TAMPA, CAPACIDADE 2 LITROS |
UNIDADE |
150 |
26 |
326767 |
LIXEIRA CILÍNDRICA EM INOX, COM PEDAL E TAMPA, DEPÓSITO INTERNO EM PLÁSTICO, CAPACIDADE PARA NO MÍNIMO 20 LITROS |
UNIDADE |
500 |
27 |
239740 |
LIXEIRA TELADA REDONDA DE AÇO PARA ESCRITÓRIO, COR: PRETA, ALTURA: 31 CM, DIÂMETRO 26 CM, COM CAPACIDADE DE 10 LITROS |
UNIDADE |
181 |
28 |
462261 |
MOUSE USB, COM FIO NÃO RETRÁTIL E CONEXÃO AO COMPUTADOR VIA PORTA USB, SENSIBILIDADE MÍNIMA DE 800 DPI, BOTÃO SCROLL, GARANTIA MÍNIMA DE 01 ANO |
UNIDADE |
526 |
29 |
422745 |
ODORIZADOR E NEUTRALIZADOR DE ODORES, UTILIDADE: NEUTRALIZAR ODORES E PERFUMAR O AMBIENTE, EM FRASCO METÁLICO CONTENDO 400 ML DE DESODORIZADOR DE AR EM AEROSOL, DUPLA AÇÃO, FRAGRÂNCIA SUAVE, AROMA: JASMIM, TALCO E LAVANDA, PRAZO DE VALIDADE MÍNIMA DE 1 ANO A CONTAR DA DATA DE ENTREGA DO MATERIAL |
UNIDADE |
1.328 |
30 |
356766 |
PÁ COLETORA DE LIXO, MOLDADA EM CHAPA DE FERRO GALVANIZADO EM ZINCO, BASE: 20 CM X 20 CM, CABO: 60 CM, CABO DE MADEIRA REVESTIDO EM PLÁSTICO E CONTENDO GANCHO PARA PENDURAR |
UNIDADE |
77 |
31 |
432308 |
PAPEL A4, 210 MM X 297 MM, 75 G/M², SUPER BRANCO, FABRICADO COM TECNOLOGIA 32 ALCALINA, EMPACOTADO EM RESMA COM 500 FOLHAS, COM EMBALAGEM PLASTIFICADA, REVESTIDA EXTERNAMENTE COM POLIPROPILENO BI- ORIENTADO (BOPP), RESISTENTE À UMIDADE |
UNIDADE |
2.247 |
32 |
415211 |
PASTA CARTOLINA PLASTIFICADA COM ABA E ELÁSTICO, CORES VARIADAS, MEDINDO APROXIMADAMENTE 340 MM X 250 MM |
UNIDADE |
432 |
33 |
150224 |
PEDRA SANITÁRIA PARA VASO, COM CESTO E REFIL DE 30 G, PARA HIGIENIZAÇÃO E AROMATIZAÇÃO, EM BLOCO, PRAZO DE VALIDADE MÍNIMA DE 6 (SEIS) MESES A CONTAR DA DATA DE ENTREGA DO MATERIAL |
UNIDADE |
1.570 |
34 |
355671 |
PEN DRIVE TWIST PRETO, 32 GB, COMPATÍVEL COM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP, WINDOWS VISTA, WINDOWS 7, LINUX E MAC OS, COM GARANTIA MÍNIMA DE 01 ANO |
UNIDADE |
405 |
35 |
294703 |
PINCEL ATÔMICO, COM TINTA AZUL, À BASE DE ÁLCOOL, ESCRITA DE 4,5 MM, RECARREGÁVEL, COM PONTA CHANFRADA, ACONDICIONADO EM CAIXA CONTENDO 12 UNIDADES, COM CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA PELO INMETRO, ATENDENDO AOS REQUISITOS DA NORMA ABNT NBR 15236 |
UNIDADE |
2.000 |
36 |
405629 |
PORTA-LÁPIS, CLIPE, LEMBRETE, MATERIAL: ACRÍLICO, COR: FUMÊ, TIPO: CONJUGADO, COMPRIMENTO: 228 MM, LARGURA: 65 MM, ALTURA: 90 MM |
UNIDADE |
1.000 |
37 |
320240 |
PRANCHETA PORTÁTIL, MATERIAL: ACRÍLICO TRANSPARENTE, COMPRIMENTO: 340 MM, LARGURA: 260 MM, COR: CRISTAL, COM PEGADOR METÁLICO |
UNIDADE |
283 |
38 |
458677 |
QUADRO BRANCO, MATERIAL: FÓRMICA BRANCA, ACABAMENTO SUPERFICIAL, MOLDURA: ALUMÍNIO, COR MOLDURA: NATURAL, FINALIDADE: LANÇAMENTO DE INFORMAÇÕES, LARGURA: 1,00 M, COMPRIMENTO: 1,20 M, CARACTERÍSTICAS ADICIONAIS: CALHA PINCEL, APAGADOR, TIPO FIXAÇÃO: PAREDE, MATERIAL MOLDURA: ALUMÍNIO |
UNIDADE |
39 |
39 |
601242 |
RODO COM BASE DE 40 CM, DE BORRACHA DUPLA, COM CABO PLASTIFICADO ROSQUEÁVEL NA BASE DO RODO E COM PONTEIRA DE PROTEÇÃO |
UNIDADE |
386 |
40 |
298406 |
SABÃO EM BARRA, GLICERINADO, TIPO: NEUTRO, EM BARRAS DE 200 G ACONDICIONADAS EM EMBALAGENS DE PLÁSTICO TRANSPARENTE CONTENDO 05 (CINCO) BARRAS CADA. INFORMAÇÕES ADICIONAIS: A EMBALAGEM DEVERÁ APRESENTAR DATAS DE FABRICAÇÃO E VALIDADE, COMPOSIÇÃO, NÚMERO DO LOTE, REGISTRO NA ANVISA E DADOS DO PROFISSIONAL RESPONSÁVEL (NOME COMPLETO E NÚMERO DO REGISTRO NO CONSELHO PROFISSIONAL COMPETENTE), PRAZO DE VALIDADE MÍNIMA DE 6 (SEIS) MESES A CONTAR DA DATA DE ENTREGA DO MATERIAL |
UNIDADE |
2.009 |
41 |
451817 |
TECLADO USB, COM FIO, PARA COMPUTADOR, PADRÃO PORTUGUÊS BR ABNT2, MÍNIMO DE 104 TECLAS, CONEXÃO AO COMPUTADOR VIA PORTA USB, COM TECLADO NUMÉRICO, GARANTIA MÍNIMA DE 01 ANO, BRIGHT |
UNIDADE |
263 |
42 |
285873 |
TESOURA, DE AÇO INOXIDÁVEL, CABO PLÁSTICO, COMPRIMENTO DE 16 CM |
UNIDADE |
1.000 |
43 |
428621 |
TOUCA SANFONADA DE TNT, DESCARTÁVEL, COM ELÁSTICO EM TODA VOLTA, TRANSPARENTE, TAMANHO ÚNICO, GRAMATURA: CERCA DE 50 G/M2, HIPOALERGÉNICA, ATÓXICA, INODORA, UNISSEX, PACOTE COM 100 UNIDADES |
UNIDADE |
80 |
44 |
446269 |
VASSOURA COM CERDAS DE PÊLO SINTÉTICO, COM CEPA DE POLIPROPILENO, DE COMPRIMENTO DE 40 CM E 25 MM DE DIÂMETRO, COM CABO DE MADEIRA PLASTIFICADA |
UNIDADE |
600 |
45 |
234665 |
VASSOURA DE PALHA DE CARNAÚBA, COM CERDAS DE 60 CM, CABO DE MADEIRA CERTIFICADA PELO IBAMA, DE 1,2 M |
UNIDADE |
1.000 |
46 |
318939 |
VASSOURA CERDAS DE PIAÇAVA, BASE EM MADEIRA, COMPRIMENTO DA BASE DE 20CM, COMPRIMENTO DAS CERDAS DE 15 CM, CABO MADEIRA, COM COMPRIMENTO MÍNIMO DE 120 CM |
UNIDADE |
200 |
47 |
356516 |
XÍCARA, MATERIAL PORCELANA, TIPO: CHÁ, COR BRANCA, CAPACIDADE: 180 ML, TOTALMENTE ESMALTADA, COM PIRES |
UNIDADE |
316 |
48 |
324827 |
SABÃO PÓ DE 500 G, APLICAÇÃO: LIMPEZA GERAL, ADITIVOS: ALVEJANTE, CARACTERÍSTICAS ADICIONAIS: BIODEGRADÁVEL. PRAZO DE VALIDADE MÍNIMA DE 6 (SEIS) MESES A CONTAR DA DATA DE ENTREGA DO MATERIAL |
PACOTE |
1.752 |
49 |
310507 |
ÁGUA SANITÁRIA DE 1L, COMPOSIÇÃO QUÍMICA: HIPOCLORITO DE SÓDIO, HIDRÓXIDO DE SÓDIO, CLORETO, INCOLOR, APLICAÇÃO: LAVAGEM E ALVEJANTE DE ROUPAS, BANHEIRAS, PIAS, TIPO: COMUM, PRAZO DE VALIDADE MÍNIMA DE 4 MESES A CONTAR DA DATA DE ENTREGA DO MATERIAL |
UNIDADE |
2.467 |
50 |
269943 |
ÁLCOOL ETÍLICO, TIPO: HIDRATADO, TEOR ALCOÓLICO: 70% GL, APRESENTAÇÃO: GEL, EMBALAGEM DE 500 ML, USO ESPECÍFICO PARA DESINFECÇÃO DAS MÃOS, PRAZO DE VALIDADE MÍNIMA DE 6 (SEIS) MESES A CONTAR DA DATA DE ENTREGA DO MATERIAL |
UNIDADE |
1.716 |
51 |
269941 |
ÁLCOOL ETÍLICO, TIPO: HIDRATADO, TEOR ALCOÓLICO: 70% GL, APRESENTAÇÃO: LÍQUIDO, EMBALAGEM DE 500 ML, USO ESPECÍFICO PARA DESINFECÇÃO DAS MÃOS, PRAZO DE VALIDADE MÍNIMA DE 6 (SEIS) MESES A CONTAR DA DATA DE ENTREGA DO MATERIAL |
UNIDADE |
1.698 |
52 |
310410 |
PANO, MATERIAL: 45% ALGODÃO, 45% POLIÉSTER, 10% VISCOSE, COMPRIMENTO: 70 CM, LARGURA: 40 CM, CARACTERÍSTICAS ADICIONAIS: ALVEJADO, COM BORDAS COSTURADAS, APLICAÇÃO: LIMPEZA DE PISOS |
UNIDADE |
1.021 |
53 |
443004 |
PAPEL HIGIÊNICO, MATERIAL: CELULOSE VIRGEM, COMPRIMENTO 30 CM, LARGURA 10 CM, TIPO: PICOTADO, QUANTIDADE DE FOLHAS: DUPLA, COR: BRANCO, CARACTERÍSTICAS ADICIONAIS: EXTRA-FINO, SEM PERFUME |
PACOTE |
10.960 |
54 |
248997 |
AÇUCAREIRO COM TAMPA E COLHER, MATERIAL: AÇO INOX, CAPACIDADE: 300 GRAMAS |
UNIDADE |
100 |
55 |
407523 |
ADOÇANTE DIETÉTICO LÍQUIDO TRANSPARENTE, À BASE DE SUCRALOSE COMPOSTO PELO EDULCORANTE SUCRALOSE, EXTRAÍDO DA CANA DE AÇÚCAR. FRASCO DE 65 ML OU SUPERIOR, COM BICO DOSADOR, SELO DE APROVAÇÃO PELA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA AO DIABÉTICO (ANAD). PRAZO DE VALIDADE MÍNIMA DE 1 (UM) ANO A CONTAR DA DATA DE ENTREGA DO MATERIAL |
UNIDADE |
504 |
56 |
384641 |
CADEADO DE ALTA SEGURANÇA, COM CHAVES TETRA, HASTE DE AÇO CEMENTADA E CROMADA, COM DUPLA TRAVA, DISCO DE SEGURANÇA, CONTRA-PINOS, FORMATO CARRETEL, MEDIDAS APROXIMADAS: 72 MM X 45 MM, COM NO MÍNIMO DUAS CHAVES |
UNIDADE |
200 |
57 |
604671 |
CHÁ, DE SABOR VARIADO, CONSTITUÍDO DE FLORAIS INTEIROS, DE ESPÉCIMES VEGETAIS GENUÍNOS DESSECADOS, COM ASPECTO, COR, CHEIRO E SABOR PRÓPRIOS, ISENTO DE SUJIDADES, PARASITAS E LARVAS, ACONDICIONADO EM SACHÊS ENVELOPADOS INDIVIDUALMENTE, EMBALADO EM CAIXA DE PAPEL CARTÃO, COM 10 UNIDADES, PESANDO APROXIMADAMENTE 12 GRAMAS, PRAZO DE VALIDADE MÍNIMA DE 6 (SEIS) MESES A CONTAR DA DATA DE ENTREGA DO MATERIAL, E SUAS CONDIÇÕES DEVERÃO ESTAR DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO RDC Nº 277, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005 E SUAS ALTERAÇÕES POSTERIORES, PRODUTO SUJEITO À VERIFICAÇÃO NO ATO DA ENTREGA AOS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS DETERMINADOS PELA ANVISA |
CAIXA |
1.000 |
58 |
420266 |
PASTA PLÁSTICA, COM ABA E ELÁSTICO, TIPO: OFÍCIO, INCOLOR, TEXTURA: SUPER NEW LINE, DIMENSÕES APROXIMADAS DO PRODUTO ACABADO: LARGURA: 350 MM, ALTURA: 235 MM, ESPESSURA: 0,35 MM, COM ILHOSES DE METAL, MATERIAL LEVE, ATÓXICO, RESISTENTE E 100% RECICLÁVEL |
UNIDADE |
3.000 |
59 |
386807 |
CREME UMEDECEDOR DE DEDOS, COMPOSIÇÃO: ÁCIDO GRAXO E GLICÓIS, APLICAÇÃO: MANUSEIO DE PAPÉIS, APRESENTAÇÃO: EMBALAGEM EM BASE PLÁSTICA, COM TAMPA, 12 G. PRÁTICA DE SUSTENTABILIDADE: ATÓXICO |
UNIDADE |
1.000 |
60 |
226455 |
SUPORTE PARA FITA LACRADORA, MATERIAL: METAL, TIPO: MANUAL, COM BOTÃO PARA AJUSTE DE PRESSÃO, CABO ANATÔMICO DE PLÁSTICO COM ALTA RESISTÊNCIA NA COR PRETA, FINALIDADE: DEMARCAR EVIDÊNCIAS, MANTENDO LACRE E SEGURANÇA |
UNIDADE |
100 |
7.2. Sugere-se a adoção da modalidade Pregão, em sua forma eletrônica, por meio do sistema de registro de preços, na forma da Lei nº 14.133/2021 e do Decreto nº 7.892/2013, art. 3º e seus incisos, em face:
7.2.1. A necessidade de contratações frequentes;
7.2.2. A conveniência das entregas serem parceladas, a fim de que não haja acúmulo de material em estoque, correndo-se o risco de perca precoce por deterioração, roubos ou demais causas;
8. JUSTIFICATIVAS PARA O PARCELAMENTO OU NÃO DA SOLUÇÃO
8.1. A Lei nº 14.133/2021, estabelece em seu artigo 40, inciso V, alínea "b", como princípio, entre outros, o do parcelamento, "quando for tecnicamente viável e economicamente vantajoso", dispondo sobre algo similar no seu artigo 47, inciso II, mencionando o princípio do parcelamento como obrigatório "quando for tecnicamente viável e economicamente vantajoso".
8.2. No presente caso, considerando a viabilidade técnica, a solução foi parcelada em itens, obedecendo à regra prevista no instrumento legal supracitado, de modo a viabilizar o fornecimento dos materiais para diversas empresas, promovendo, portanto, ampla participação, competitividade e vantagem econômica ao certame.
9. DEMONSTRATIVO DOS RESULTADOS PRETENDIDOS, EM TERMOS DE ECONOMICIDADE E DE MELHOR APROVEITAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS, MATERIAIS E FINANCEIROS DISPONÍVEIS
9.1. A contratação objetiva a eficiência operacional interna, a humanização do serviço, a desburocratização, a simplificação de processos internos, o fortalecimento da autonomia administrativa e financeira do TJPI e a adoção das melhores práticas de gestão documental, gestão da informação e otimização de processos de trabalho com o intuito de melhorar o serviço prestado ao cidadão.
9.2. Com o fornecimento, sob demanda, de material de expediente, pretende-se sanar a necessidade constante de material de expediente; adquirir o produto dentro do prazo de validade; e manter o estoque mínimo dos produtos para o atendimento ininterrupto das demandas das unidades judiciárias e administrativas do TJPI em Teresina - PI, sem comprometer o espaço do Almoxarifado do DEPMATPAT.
10 PROVIDÊNCIAS A SEREM ADOTADAS PELA ADMINISTRAÇÃO PREVIAMENTE À CELEBRAÇÃO DO CONTRATO, INCLUSIVE QUANTO À CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES OU DE EMPREGADOS PARA FISCALIZAÇÃO E GESTÃO CONTRATUAL OU ADEQUAÇÃO DO AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO
10.1. O TJPI dispõe pessoal capacitado para o recebimento, manejo, controle e transporte dos itens a serem adquiridos através do DEPMATPAT, assim como servidores aptos para atuarem na fiscalização e na gestão dos instrumentos resultantes do presente registro, não sendo necessária a capacitação de novos servidores para as referidas funções.
11. CONTRATAÇÕES CORRELATAS E/OU INTERDEPENDENTES
11.1. Em prospecção das contratações com objeto similar realizadas no âmbito deste Tribunal, não verificou-se a existência de contratações correlatas e/ou interdependentes destinadas a contratação deste serviço.
12. DESCRIÇÃO DE POSSÍVEIS IMPACTOS AMBIENTAIS E RESPECTIVAS MEDIDAS MITIGADORAS
12.1. A aquisição observará os princípios da economicidade, eficácia, eficiência para melhor aproveitamento dos recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis, inclusive com respeito a impactos ambientais, de forma a utilizar-se da menor quantidade possível de recursos que causem impactos negativos para a sociedade e para o meio ambiente, com a contratação de produtos acondicionados preferencialmente em embalagens individuais adequadas, com o menor volume possível, que utilize materiais recicláveis, de forma a garantir a máxima proteção durante o transporte e o armazenamento.
12.2. Com relação aos itens a serem adquiridos, deverá ser observado o descarte responsável de materiais, configurando-se esta medida fundamental para minimizar o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado de resíduos.
12.3. Para minimizar o impacto, é importante seguir as seguintes medidas:
12.3.1. Redução: Deverá ser observada a minimização da quantidade de materiais que precisam ser descartados. Isso pode ser feito através da redução do consumo e da reutilização de materiais, com as unidades requisitantes solicitando apenas o necessário para o desenvolvimento das atividades no setor.
12.3.2. Reciclagem: Muitos materiais a serem registrados podem ser reciclados, reduzindo a quantidade de resíduos que precisam ser descartados.
12.3.3. Coleta seletiva: A coleta seletiva é uma forma de separar os resíduos em diferentes categorias, facilitando o processo de reciclagem. É importante que os materiais sejam separados corretamente e encaminhados para os locais adequados de reciclagem.
12.3.4. Descarte adequado: alguns materiais não podem ser reciclados e precisam ser descartados de forma adequada. Pilhas, baterias, lâmpadas, eletrônicos e produtos químicos são exemplos de materiais que precisam ser descartados de forma específica.
13. DO ESTUDO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS
13.1. Visando eliminar e/ou diminuir a probabilidade de ocorrência de eventos negativos que impactem no regular funcionamento das atividades no âmbito das unidades judiciárias e administrativas do TJPI, procedeu-se na realização de um estudo de gerenciamento de riscos, que tem por objetivo identificar, analisar e responder os riscos inerentes à contratação a ser realizada, utilizando-se somente dois itens da matriz, quais sejam: weaknesses (pontos fracos/fraquezas) e threats (ameaças), conforme demonstrado abaixo:
MAPA DE RISCOS |
|||||||
FASE DE ANÁLISE: Planejamento da Contratação e Seleção do Fornecedor |
|||||||
RISCO Weaknesses (fraquezas) |
Probabilidade |
Impacto |
Ação Preventiva |
Responsável
|
Ação de Contingência |
Responsável |
|
01 |
Falta de Orçamento para a demanda plena da contratação. |
Baixa |
Alto |
A contratação somente será formalizada após a garantia, nos autos, de que existe disponibilidade orçamentária.
|
SOF |
Acionar a Superintendência de Orçamento e Finanças para providenciar o remanejamento do orçamento do exercício financeiro ou, em último caso, suspender a contratação em comento. |
Autoridade Superior. |
02 |
Estudos Técnicos Preliminares (ETP), Mapa de Gerenciamento de Risco (MGR) e Termo de Referência (TR) deficientes ou inconsistentes. |
Média |
Médio |
Convocação de servidores com conhecimento técnico adequado disponíveis à demanda para a confecção dos artefatos |
Autoridade Superior. |
Reexame de documentos durante o planejamento da contratação |
Equipe de planejamento da contratação |
03 |
Contratação com preço acima da média do mercado |
Baixa |
Médio |
Realizar ampla pesquisa de preço obedecendo a Orientação normativa específica para tal fim. |
Seção de compras - SECCOM |
Não adjudicação do certame. |
Agente de Contratação. |
MAPA DE RISCOS |
|||||||
FASE DE ANÁLISE: Gestão do Contrato |
|||||||
RISCO Weaknesses (fraquezas) |
Probabilidade |
Impacto |
Ação Preventiva |
Responsável
|
Ação de Contingência |
Responsável |
|
01 |
Não entrega do produto por parte da empresa contratada. |
Baixa |
Alto |
Garantir que a empresa possua pleno conhecimento de suas obrigações assumidas no contrato e das consequentes sanções a serem aplicadas em caso de descumprimento. |
Superintendência de Gestão de Contratos e Convênios - SGC |
Verificada a irregularidade, o fiscal deverá notificar a autoridade competente para adoção das medidas cabíveis, não só com base na legislação em vigor, mas também balizando-se no instrumento contratual utilizado. |
Fiscal técnico. Autoridade Superior. |
02 |
Aumento do preço de insumos e matérias-primas, impostos, e, consequente, majoração dos valores após a contratação. |
Média |
Médio |
Prever essa possibilidade, tanto no Termo de Referência, quanto no Contrato a ser assinado à luz da legislação pátria vigente, como forma de evitar pedidos de realinhamento de preços por parte dos fornecedores. |
Superintendência de Licitações e Contratos |
Fazer acompanhamento do processo de contratação, bem como da entrega, a fim de monitorar e, se for o caso, tempestivamente, dar ciência à autoridade competente. |
Fiscal técnico. Superintendência de Gestão de Contratos e Convênios – SGC (quando dos termos aditivos) Superintendência de Licitações e Contratos. |
03 |
Fornecimento de produtos de baixa qualidade, com acabamento comprometido, em desconformidade às especificações contidas no Termo de Referência. |
Baixa |
Alto |
Verificar as especificações detalhadas do serviço e levar a pleno conhecimento do fornecedor. |
Fiscal administrativa (verificação) |
Verificada a irregularidade, o fiscal deverá notificar a autoridade competente para adoção das medidas cabíveis. |
Fiscal técnico. Autoridade Superior. |
13.2. Ademais, verifica-se que, para mitigar os riscos identificados, foram descritas ações preventivas e de contingências, as quais algumas envolvem atuação efetiva do fiscal de contrato, ações administrativas internas e inclusões de cláusulas obrigacionais no eventual instrumento contratual.
14. VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO
14.1. Considerando a necessidade da contratação já demonstrada neste ETP, entendemos por sua viabilidade e razoabilidade, conforme disponibilidade orçamentária da Administração deste TJPI.
Atenciosamente,
IGOR MENDES CARVALHO
Coordenador do Departamento de Material e Patrimônio - DEPMATPAT/TJ-PI
Documento assinado eletronicamente por Igor Mendes Carvalho, Diretor do Departamento de Material e Patrimônio, em 14/03/2023, às 14:50, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. |
A autenticidade do documento pode ser conferida no site http://sei.tjpi.jus.br/verificar.php informando o código verificador 4022674 e o código CRC 8F3ED39D. |
23.0.000018345-8 | 4022674v100 |