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PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PIAUÍ

SUPERINTENDÊNCIA DE ENGENHARIA E ARQUITETURA - SENA 

Pça Des. Edgard Nogueira s/n - Bairro Cabral - Centro Cívico - CEP 64000-830

Teresina - PI - www.tjpi.jus.br


Documento de Oficialização da Demanda Nº 116/2023 - PJPI/TJPI/PRESIDENCIA/SECGER/SENA

DOCUMENTO DE OFICIALIZAÇÃO DA DEMANDA Nº 116/2023

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA AQUISIÇÃO DE DRONE

PROCESSO SEI N° 23.0.000054056-0

 

 

1. IDENTIFICAÇÃO DA DEMANDA 

1.1. UNIDADE DEMANDANTE

Setor:

SUPERINTENDÊNCIA DE ENGENHARIA E ARQUITETURA

Data:

18/05/2023

Nome do Projeto:

Contratação de empresa para a AQUISIÇÃO DE DRONE que possibilite a coleta de imagens (fotografias e vídeos) aéreas, a serem empregadas no levantamento de informações topográficas, cartográficas, fotográficas e tridimensionais.

Responsável pela Demanda:

Samuel de Alencar Bezerra

Matrícula:

27677

E-mail do Responsável:

samuel.bezerra@tjpi.jus.br

Telefone:

 (86) 3221-8284

 

1.2. RESPONSÁVEL PELA UNIDADE DEMANDANTE

Nome:

Samuel de Alencar Bezerra

Matrícula

27677

Telefone:

 (86) 3221-8284

E-mail:

samuel.bezerra@tjpi.jus.br

 

1.3. INDICAÇÃO DO FISCAL TITULAR DO CONTRATO

Nome:

Samuel de Alencar Bezerra

Matrícula:

27677

Telefone:

 (86) 3221-8284

E-mail:

samuel.bezerra@tjpi.jus.br

 

1.4. INDICAÇÃO DO FISCAL SUPLENTE DO CONTRATO

Nome:

Carlos Eduardo de Carvalho e Souza

Matrícula:

28038

Telefone:

(86) 3221-8284

E-mail:

carlos.souza@tjpi.jus.br

 

2. NECESSIDADE DA CONTRATAÇÃO E DESCRIÇÃO SUCINTA DA SOLUÇÃO

2.1. O objeto desta solução é a AQUISIÇÃO DE 01 (UM) DRONE, INCLUINDO ACESSÓRIOS COMPLEMENTARES, PARA SUPRIR AS NECESSIDADES DESTA SUPERINTENDÊNCIA DE ENGENHARIA E ARQUITETURA.

 

3. MOTIVAÇÃO / JUSTIFICATIVA 

3.1. A aquisição de Drone possibilitará a coleta de imagens (fotografias e vídeos) aéreas, a serem empregadas no levantamento de informações topográficas, cartográficas, fotográficas e tridimensionais;

3.2. A utilização do Drone traz diversos benefícios na inspeção e fiscalização de obras de engenharia, em especial nas obras de maior porte, dentre os quais citamos:

3.2.1. Ampliação do alcance visual que permite inspecionar locais inatingíveis pelos métodos convencionais;

3.2.2. Visão aérea dos elementos da obra sob análise da fiscalização, o que possibilita maior eficiência ao verificar se os telhados estão em conformidade ou se as lajes estão bem impermeabilizadas, por exemplo. Também é possível verificar se as dimensões e inclinações estão corretas, e analisar se as estruturas de concreto não apresentam problemas, como trincas ou fissuras;

3.2.3. No caso de obras que serão executadas em terrenos extensos, os drones são uma ótima solução para capturar e registrar informações importantes para o reconhecimento das áreas;

3.2.4. A coleta de imagens, dados e filmagens aéreas agregam grande valor no gerenciamento e acompanhamento periódico da obra;

3.2.5. Os drones também permitem a fiscalização da utilização de EPIs e EPCs através das imagens capturadas, ou ainda verificar se os elementos estruturais estão corretos.

3.3. A presente contratação visa a continuidade do SEI 22.0.000098324-5, considerando que o item 01 da Dispensa Eletrônica nº  04/2023 restou fracassado.

 

4 – RESULTADOS A SEREM ALCANÇADOS PELA CONTRATAÇÃO 

4.1. Resultados a serem alcançados com a contratação:

4.1.1 Maior eficiência na fiscalização de obras e projetos, por meio da utilização de equipamentos e recursos tecnológicos;

4.1.2. Coleta de imagens (fotografias e vídeos) aéreas, que agregam grande valor no gerenciamento e acompanhamento periódico da obra.

 

5. QUANTIDADE A SER CONTRATADA

5.1.  01 (um) drone, incluindo seus acessórios complementares.

5.2. -A quantidade da contratação em tela foi definida levando-se em consideração a quantidade de inspeções e fiscalizações de obras realizadas simultaneamente pelos servidores desta unidade, conforme informação contida nos Estudos Preliminares Nº 116/2022 - SENA (3653917) e na Informação Nº 38772/2023 - PJPI/TJPI/PRESIDENCIA/SECGER/SENA (4286177).

 

6. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

6.1. Dotação orçamentária conforme Despacho Nº 6616/2023 - CEORC (3955356), nos autos do Processo Originário Sei Nº 22.0.000098324-5, indicada abaixo:

Aquisição de Drone e Aparelhos de GPS portáteis

Unidade Orçamentária:

Natureza da Despesa:

Fonte:

040105 - FERMOJUPI

449052 - Equipamentos e Material Permanente

760 - Recursos de Emolumentos e Taxas Judiciais

Ação Orçamentária:

Classificação Funcional Programática:

1847 - REAPARELHAMENTO DA JUSTIÇA DE 2º GRAU

02.061.0015.1847

 

7. ALINHAMENTO ESTRATÉGICO

7.1. O alinhamento estratégico da presente contratação em relação ao Ciclo 2021-2026 está indicada abaixo:

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS

Indicador

III - AGILIDADE E PRODUTIVIDADE NA PRESTAÇÃO JURISDICIONAL

Objetivo

Materializar a razoável duração do processo em todas as suas fases. Trata-se de garantir a prestação jurisdicional efetiva e ágil, com segurança jurídica e procedimental na tramitação dos processos judiciais. Visa também a soluções para um dos principais gargalos do Poder Judiciário, qual seja, a execução fiscal. Busca elevar a eficiência na realização dos serviços judiciais e extrajudiciais.

 

Indicador

IX - APRIMORAMENTO DA GESTÃO ADMINISTRATIVA E DA GOVERNANÇA JUDICIÁRIA

Objetivo

Formular, implantar e monitorar estratégias flexíveis e aderentes às especificidades locais, regionais e próprias de cada segmento de justiça do Poder Judiciário, produzidas de forma colaborativa pelos magistrados, servidores, pela sociedade e pelos atores do sistema de justiça. Visa à eficiência operacional interna, à humanização do serviço, à desburocratização, à simplificação de processos internos, ao fortalecimento da autonomia administrativa e financeira do TJPI e à adoção das melhores práticas de gestão documental, gestão da informação, gestão de projetos e otimização de processos de trabalho com o intuito de melhorar o serviço prestado ao cidadão

 

8. EQUIPE DE PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO

Integrante Requisitante:

SAMUEL DE ALENCAR BEZERRA

Matrícula:

27677

E-mail do Integrante Requisitante:

samuel.bezerra@tjpi.jus.br

Telefone:

(86) 3218-8284

Integrante da Área Administrativa:

ITALO SOUSA SILVA

Matrícula:

30630

E-mail do Integrante Administrativo:

italosousa@tjpi.jus.br

Telefone:

(86) 3218-0881

Integrante da Área Técnica:

CARLOS EDUARDO DE CARVALHO E SOUZA

Matrícula:

28038

E-mail do Integrante Técnico:

carlos.souza@tjpi.jus.br

Telefone:

(86) 3218-8284

 

9. APROVAÇÃO DA DEMANDA

Aprovamos o prosseguimento da contratação, considerando sua relevância e oportunidade em relação aos objetivos estratégicos deste Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

 

Autoridade Competente da Área Administrativa

Dr. Henrique Luiz da Silva Neto 

Secretário Geral do TJPI

 

Autoridade Máxima do Tribunal de Justiça do Piauí

Des. Hilo de Almeida Sousa

Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Henrique Luiz da Silva Neto, Secretário Geral, em 25/05/2023, às 11:32, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Hilo de Almeida Sousa, Presidente, em 16/06/2023, às 09:41, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


QRCode Assinatura

A autenticidade do documento pode ser conferida no site http://sei.tjpi.jus.br/verificar.php informando o código verificador 4286034 e o código CRC A8967126.




23.0.000054056-0 4286034v21