PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PIAUÍ COORDENAÇÃO DE COMPRAS E SERVIÇOS DA SLC - COORDCOMPRAS Pça Des. Edgard Nogueira s/n - Bairro Cabral - Centro Cívico - CEP 64000-830 Teresina - PI - www.tjpi.jus.br |
Documento de Oficialização da Demanda Nº 213/2023 - PJPI/TJPI/PRESIDENCIA/SEAD/DEPMATPAT/COORDCOMPRAS
DOCUMENTO DE OFICIALIZAÇÃO DA DEMANDA Nº 213/2023
PALESTRA PRESENCIAL COM TEMA: "PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DO ASSÉDIO MORAL, ASSÉDIO SEXUAL E DISCRIMINAÇÃO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ" PARA ATUAR NO II ENCONTRO REGIONAL DE TRABALHO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PIAUÍ
PROCESSO SEI Nº 23.0.000101418-8
1. IDENTIFICAÇÃO DA DEMANDA
1.1. UNIDADE DEMANDANTE
Setor: |
COMISSÃO DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DO ASSÉDIO MORAL E DO ASSÉDIO SEXUAL - CPEADTRIBUNAL |
Data: |
06/09/2023 |
Nome do Projeto: |
A viabilização da contratação de profissional para realizar uma Palestra com o Tema: "Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí" para o II Encontro Regional do Trabalho em Parnaíba - PI. |
||
Responsável pela Demanda: |
Des. Agrimar Rodrigues de Araújo |
Matrícula: |
31774 |
E-mail do Responsável: |
agrimar.rodrigues@tjpi.jus.br |
Telefone: |
(86) 3218-0846 |
1.2. RESPONSÁVEL PELA UNIDADE DEMANDANTE
Nome: |
Des. Agrimar Rodrigues de Araújo |
Matrícula: |
31774 |
Telefone: |
(86) 3218-0846 |
E-mail: |
agrimar.rodrigues@tjpi.jus.br |
1.3. INDICAÇÃO DO FISCAL TITULAR DO CONTRATO
Nome: |
Fernanda Patrícia Torres Pio |
Matrícula: |
31487 |
Telefone: |
(86 ) 99439-0909 |
E-mail: |
fernanda.pio@tjpi.jus.br |
1.4. INDICAÇÃO DO FISCAL SUPLENTE DO CONTRATO
Nome: |
Ramon Freitas Pessoa |
Matrícula: |
31813 |
Telefone: |
(86) 9993-5957 |
E-mail: |
ramonfpessoa@tjpi.jus.br |
2. NECESSIDADE DA CONTRATAÇÃO E DESCRIÇÃO SUCINTA DA SOLUÇÃO
2.1. O objeto desta solução é a viabilização da contratação de profissional para realizar uma Palestra com o Tema: "Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí" para o II Encontro Regional do Trabalho em Parnaíba - PI, que ocorrerá nos dias 27 a 29 de setembro do corrente ano no município de Parnaíba - PI.
3. MOTIVAÇÃO / JUSTIFICATIVA
3.1. A contratação da sociedade unipessoal de advocacia para ministrar a referente palestra, justifica-se pela solicitação advinda da COMISSÃO DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DO ASSÉDIO MORAL E DO ASSÉDIO SEXUAL - CPEADTRIBUNAL, manifestada nos autos do Processo SEI Nº 23.0.000092844-5.
3.2. O Tribunal de Justiça do Piauí desenvolve, permanentemente, o processo de aprendizagem voltado para o aperfeiçoamento e a qualidade dos servidores, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais, por meio do desenvolvimento de competências individuais.
3.3. A contratação em tela visa motivar os servidores deste Tribunal de Justiça e promover a integração entre as suas unidades administrativas e judiciárias, bem como o estreitamento dos laços com o público externo, promovendo desta forma, o fortalecimento da relação institucional do judiciário com a sociedade, seguindo exatamente os ditames do Planejamento Estratégico Ciclo 2021-2026, na forma que segue:
II - AMPLIAÇÃO DA RELAÇÃO INSTITUCIONAL DO JUDICIÁRIO COM A SOCIEDADE
Adotar estratégias de comunicação e de procedimentos objetivos, ágeis e em linguagem de fácil compreensão, visando à transparência e ao fortalecimento do TJPI como instituição garantidora de direitos. Abrange a atuação interinstitucional integrada e sistêmica, com iniciativas voltadas à solução de problemas públicos que envolvam instituições do Estado e da sociedade civil.
IX - APRIMORAMENTO DA GESTÃO ADMINISTRATIVA E DA GOVERNANÇA JUDICIÁRIA
Formular, implantar e monitorar estratégias flexíveis e aderentes às especificidades locais, regionais e próprias de cada segmento de justiça do Poder Judiciário, produzidas de forma colaborativa pelos magistrados, servidores, pela sociedade e pelos atores do sistema de justiça. Visa à eficiência operacional interna, à humanização do serviço, à desburocratização, à simplificação de processos internos, ao fortalecimento da autonomia administrativa e financeira do TJPI e à adoção das melhores práticas de gestão documental, gestão da informação, gestão de projetos e otimização de processos de trabalho com o intuito de melhorar o serviço prestado ao cidadão.
3.4. A palestra é de caráter educacional e didática, e terá como objetivo provocar uma mudança no comportamento organizacional bem como uma reflexão sobre o papel de cada uma dentro sua unidade e na instituição como um todo.
3.5. A referida contratação incentiva a melhorar as práticas no ambiente de trabalho, tornando-o mais sustentável e mais equilibrado por meio do autocuidado e da responsabilidade socioambiental, com enfoque na Resolução 351/2020 do CNJ que trata da prevenção e aplicabilidade de medidas para combate ao assédio moral, assédio sexual e da discriminação no trabalho e no serviço público.
3.6. A realização desse evento impacta diretamente no desempenho das atividades dos servidores em seu ambiente de trabalho e no clima organizacional das suas respectivas unidades, além de que é de extrema importância em diversos contextos, como ambientes de trabalho, instituições educacionais, comunidades e espaços públicos. A execução dessas palestras desempenham um papel fundamental na conscientização, educação e promoção de ambientes seguros e respeitosos.
3.7. Dito isso, muitas pessoas podem não estar cientes do que constitui assédio moral, assédio sexual e discriminação, bem como suas consequências, à vista disso, palestras educativas fornecem informações claras e relevantes sobre esses temas, ajudando as pessoas a entenderem melhor o que é aceitável e o que não é, no contexto das interações humanas. Desta forma, a educação sobre os diferentes tipos de assédio e discriminação pode ajudar a prevenir a ocorrência desses comportamentos, pois ao aumentar a conscientização sobre os sinais de alerta, estas palestras podem capacitar as pessoas a identificarem situações problemáticas e intervir antes que se tornem prejudiciais.
3.8. Noutro giro, explanar sobre prevenção e enfrentamento ajuda a promover ambientes mais seguros, onde todos os indivíduos se sentem valorizados e respeitados, tornando-se desta forma essencial para o bem-estar emocional e mental de todos os sujeitos envolvidos, seja em um ambiente de trabalho, em uma escola ou em uma comunidade.
3.9. Palestras sobre esses tópicos também estão relacionadas à promoção da diversidade e inclusão, pois destacam a importância de aceitar e valorizar as diferenças individuais, combatendo estereótipos prejudiciais e criando um ambiente mais acolhedor para pessoas de diferentes origens e identidades, ademais as organizações e instituições têm a responsabilidade de criar um ambiente seguro e saudável para seus membros. No que pesa, exposições sobre prevenção e enfrentamento reforçam essa responsabilidade e podem contribuir para a formação de políticas e práticas mais eficazes de combate ao assédio e à discriminação.
3.10. Em resumo, abordar sobre a prevenção e enfrentamento do assédio moral, assédio sexual e discriminação são vitais para promover a conscientização, a educação e a mudança positiva em relação a esses problemas, auxiliando na construção de ambientes mais seguros, inclusivos e respeitosos para todos os indivíduos.
3.11. Desta feita, o II Encontro Regional de Trabalho do Tribunal de Justiça do Piauí busca promover exatamente isso, a troca de experiências e padronização de processos de trabalho, abrangendo a região Norte do Piauí, a fim de, não somente interiorizar os bens e serviços no âmbito deste Poder Judiciário, mas, ao mesmo tempo, integrar a sociedade do sul do Piauí com os ditames e a atividade fim do TJ-PI, qual seja: promover a paz social.
4. RESULTADOS A SEREM ALCANÇADOS
4.1. Com a contratação pretendida, espera-se alcançar os seguintes resultados:
4.1.1. Promover ação de educação corporativa de interesse do Poder Judiciário do Estado do Piauí;
4.1.2. Enviar uma mensagem clara de que o órgão valoriza um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para todos;
4.1.3. Fomentar a prática educacional que incentiva a inovação e a participação, assegurando a transferência efetiva do aprendizado e possibilitando o desenvolvimento de competências num processo de melhoria contínua;
4.1.4. Alavancar a melhoria da comunicação interna e externa;
4.1.5. Proporcionar um ambiente educativo onde os participantes poderão entender melhor o que constitui o assédio moral, assédio sexual e discriminação;
4.1.5. Propiciar o aumento da eficiência organizacional.
5. QUANTIDADE A SER CONTRATADA
5.1. 1 (uma) Palestra Presencial para ser realizada no município de Parnaíba - PI, no dia 29 de setembro do corrente ano, destinada aos magistrados, servidores, colaboradores do TJPI e público externo.
5.2 EVENTO, LOCAL E DATA
Evento: II Encontro Regional de Trabalho do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí
Local do Evento: SENAC PARNAÍBA - Conj. Jardim Vitória, Quadra 5,8 , Centro, São Raimundo Nonato - PI.
Data: 29 de setembro de 2023.
Horário: 9h.
Modalidade: PRESENCIAL
6. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
6.1. Dotação orçamentária conforme Despacho Nº 99767/2023 - CEORC/2023 (4685722), nos autos do Processo Originário Sei Nº 23.0.000092844-5, indicada abaixo:
Contratação de Palestra com Tema: Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí no II Encontro Regional do Trabalho em Parnaíba-PI. |
|
Unidade Orçamentária: Fonte: |
04101 - Tribunal de Justiça 759 - Recursos Vinculados a Fundos |
Ação Orçamentária: Classificação Funcional Progr.: Natureza da Despesa: Valor necessário: |
2865 - Custeio das Unidades Administrativas e Judiciárias - 2º Grau de Jurisdição 02.061.0015.2865 339039 - Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica R$ 2.287,00 (2023NR02094) |
7. ALINHAMENTO ESTRATÉGICO
7.1. O alinhamento estratégico da presente contratação em relação ao Ciclo 2021-2026 está indicada abaixo:
INICIATIVAS ESTRATÉGICAS |
|
Indicador |
II - AMPLIAÇÃO DA RELAÇÃO INSTITUCIONAL DO JUDICIÁRIO COM A SOCIEDADE |
Objetivo |
Adotar estratégias de comunicação e de procedimentos objetivos, ágeis e em linguagem de fácil compreensão, visando à transparência e ao fortalecimento do TJPI como instituição garantidora de direitos. Abrange a atuação interinstitucional integrada e sistêmica, com iniciativas voltadas à solução de problemas públicos que envolvam instituições do Estado e da sociedade civil; |
Indicador |
IX - APRIMORAMENTO DA GESTÃO ADMINISTRATIVA E DA GOVERNANÇA JUDICIÁRIA |
Objetivo |
Formular, implantar e monitorar estratégias flexíveis e aderentes às especificidades locais, regionais e próprias de cada segmento de justiça do Poder Judiciário, produzidas de forma colaborativa pelos magistrados, servidores, pela sociedade e pelos atores do sistema de justiça. Visa à eficiência operacional interna, à humanização do serviço, à desburocratização, à simplificação de processos internos, ao fortalecimento da autonomia administrativa e financeira do TJPI e à adoção das melhores práticas de gestão documental, gestão da informação, gestão de projetos e otimização de processos de trabalho com o intuito de melhorar o serviço prestado ao cidadão. |
8. EQUIPE DE PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO
Integrante Requisitante: |
Des. Agrimar Rodrigues de Araújo |
Matrícula: |
31774 |
E-mail do Integrante Requisitante: |
agrimar.rodrigues@tjpi.jus.br |
Telefone: |
(86) 3218-0846 |
Integrantes da Área Técnica: |
Fernanda Patrícia Torres Pio |
Matrícula: |
31487 |
E-mail dos Integrantes da Área Técnica: |
fernanda.pio@tjpi.jus.br |
Telefones: |
(86 ) 99439-0909 |
Integrante da Área Administrativa: |
Italo Sousa Silva |
Matrícula: |
30630 |
E-mail do Integrante Administrativo: |
italosousa@tjpi.jus.br |
Telefone: |
(86) 3218-0881 |
9. INDICAÇÃO DA OPÇÃO LEGAL PARA REALIZAÇÃO DA LICITAÇÃO OU CONTRATAÇÃO DIRETA.
9.1. Até o decurso do prazo de que trata o inciso II do caput do art. 193 da NLLC, OPTA-SE POR LICITAR OU CONTRATAR DIRETAMENTE, de acordo com as normas estabelecidas na Lei nº 14.133 de 1º de abril de 2021.
10. APROVAÇÃO DA DEMANDA
Aprovamos o prosseguimento da contratação, considerando sua relevância e oportunidade em relação aos objetivos estratégicos deste Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.
Autoridade Competente da Área Administrativa |
Dr. Henrique Luiz da Silva Neto Secretário Geral do TJPI |
Autoridade Máxima do Tribunal de Justiça do Piauí |
Des. Hilo de Almeida Sousa Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí |
Documento assinado eletronicamente por Hilo de Almeida Sousa, Presidente, em 06/09/2023, às 16:58, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. |
Documento assinado eletronicamente por Henrique Luiz da Silva Neto, Secretário Geral, em 06/09/2023, às 17:00, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. |
A autenticidade do documento pode ser conferida no site http://sei.tjpi.jus.br/verificar.php informando o código verificador 4657485 e o código CRC D5859B60. |
23.0.000101418-8 | 4657485v38 |