PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PIAUÍ COORDENAÇÃO DE COMPRAS E SERVIÇOS DA SLC - COORDCOMPRAS Pça Des. Edgard Nogueira s/n - Bairro Cabral - Centro Cívico - CEP 64000-830 Teresina - PI - www.tjpi.jus.br |
Documento de Oficialização da Demanda Nº 211/2023 - PJPI/TJPI/PRESIDENCIA/SEAD/DEPMATPAT/COORDCOMPRAS
DOCUMENTO DE OFICIALIZAÇÃO DA DEMANDA Nº 211/2023
AQUISIÇÃO DE 02 (DOIS) COMPUTADORES PARA O SEGRAJUS
PROCESSO SEI Nº 23.0.000088276-3
1. IDENTIFICAÇÃO DA ÁREA REQUISITANTE DA SOLUÇÃO
Setor: |
SETOR GRÁFICO - SEGRAJUS |
Data: |
30/08/2023 |
Nome do Projeto: |
AQUISIÇÃO DE 02 (DOIS) COMPUTADORES PARA O SEGRAJUS |
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Responsável pela Demanda: |
Orley Rodrigues de Almeida Junior |
Matrícula: |
1056816 |
E-mail do Responsável: |
orley.almeida@tjpi.jus.br |
Telefone: |
(86) 98832-5566 |
1.2. RESPONSÁVEL PELA UNIDADE DEMANDANTE
Nome: |
Orley Rodrigues de Almeida Junior |
Matrícula |
1056816 |
Telefone: |
(86) 98832-5566 |
E-mail: |
orley.almeida@tjpi.jus.br |
1.3. INDICAÇÃO DO FISCAL TITULAR DO CONTRATO
Nome: |
Francisco Igor de Lima e Silva |
Matrícula: |
3069 |
Telefone: |
(86) 3218-0854 |
E-mail: |
igor@tjpi.jus.br |
1.4. INDICAÇÃO DO FISCAL SUPLENTE DO CONTRATO
Nome: |
Orley Rodrigues de Almeida Junior |
Matrícula: |
1056816 |
Telefone: |
(86) 98832-5566 |
E-mail: |
orley.almeida@tjpi.jus.br |
2. NECESSIDADE DA CONTRATAÇÃO
2.1. A aquisição de 02 (DOIS) COMPUTADORES PARA O SEGRAJUS, se faz necessária frente a existência de 02 (dois) outros antigos, com mais de 10 (dez) anos de uso, os quais vêm apresentando lentidões, tremulações, e ainda fechando sozinhos o software instalados, trazendo graves transtornos aos trabalhos desenvolvidos pela equipe daquele setor.
3. MOTIVAÇÃO / JUSTIFICATIVA
3.1. A evolução da tecnologia vem impactando de forma positiva nossa sociedade ao facilitar processos, otimizar comunicações e criar resultados rápidos e eficientes. Equipamentos de informática e seus dispositivos são essenciais para que a Administração Pública possa sobreviver em um modelo de sociedade em que o virtual está cada dia mais próximo do real.
3.2. Acompanhando esta tendência de inserção de tecnologia nos mais variados segmentos da vida cotidiana, o Tribunal de Justiça do Piauí vem inserindo a tecnologia a favor da justiça e paz social. Para tanto, os desembargadores, magistrados, servidores e colaboradores do TJPI devem está alinhado com as novas ferramentas tecnológicas.
3.3. Neste contexto à aquisição de 02 (dois) computadores com placa de vídeo e capacidade de processamento de alto rendimento capaz de suportar o uso de softwares de criação e de edição que demandam elevado desempenho da máquina, são essenciais para suportar o ritmo de trabalho do setor gráfico, o que pode contribuir para a melhoria da qualidade da prestação jurisdicional e administrativa por parte do TJPI, aproximando o sistema judicial das expectativas e necessidades da sociedade atual.
3.4. Indicação de marcas ou modelos (Art. 41, inciso I, da Lei n° 14.133/2021):
3.4.1. Na presente contratação será indicada a marca Apple devido as seguintes justificativas:
3.4.1.1. A indicação da marca Apple é devido a necessidade de padronização, visto que a área demandante já trabalha com 02 (dois ) equipamentos em péssimos estados, que foram adquiridos em 2013, conforme informação prestada no Memorando Nº 727/2023 - PJPI/TJPI/PRESIDENCIA/SEAD/SEGRAJUS (3992550) .
3.4.1.2. Os equipamentos serão utilizados diretamente pelo SEGRAJUS vinculadas a parte de criação e edição de serviços gráficos.
3.4.1.3. Atualmente, a área de serviço gráfico utilizam o iMac com a mesma configuração do que ora se pretende, o que facilita o desenvolvimento e adequações dos programas,compartilhamento de arquivos, via AirDrop, exclusivo iMac, que acontece de forma instantânea.
3.4.1.4. O SEGRAJUS realiza vários serviços gráficos que exige, por parte da equipe, de muitas edições e principalmente mais espaço para processamento e armazenamento em razão da extensão dos arquivos.
3.4.1.5. Neste sentido, a compra dos equipamentos permanentes é fundamental importância para promover agilidade, eficiência e efetividade no trabalho da área gráfica do Tribunal de Justiça do Piauí.
3.4.1.6. Os equipamentos ora pretendidos apresentam um desempenho melhor que o dos PCs para as atividades comuns e específicas, além de possuir configurações essenciais para rodar os softwares utilizados pela gráfica do Tribunal.
3.4.1.7. Portanto, além desse equipamento ser referência em trabalhos profissionais de edição de áudio, vídeo e imagens, dispõe de ferramentas robustas, sendo essenciais ao desenvolvimento das atividades dos profissionais das áreas de publicidade, marketing e outras similares, por permitir estreito vínculo com a computação gráfica - área da computação destinada à geração de imagens em geral, em forma de representação de dados e informações.
3.4.1.8. É importante frisar que os computadores iMac possuem uma arquitetura computacional diferenciada, são bem mais resistentes do que os PCs, isto é,apresentam menos defeitos, atendendo assim o princípio da economicidade.
3.5. Portanto, resta configurado o interesse público na presente contratação.
4. RESULTADOS A SEREM ALCANÇADOS PELA CONTRATAÇÃO
4.1. Com a contratação do objeto em tela, espera-se alcançar os seguintes resultados:
4.1.1.Otimização de rotinas de trabalho e aumento de produtividade em virtude da melhor adequação do objeto a missão do setor;
4.1.2. Melhoria no grau de satisfação dos servidores do SEGRAJUS, devido o provimento de infraestrutura adequada para a realização de suas atividades;
4.1.3. Continuidade dos serviços, tendo em vista que a interrupção da prestação dos serviços públicos causaria transtornos aos jurisdicionados;
5. QUANTIDADE A SER CONTRATADA
5.1. A quantidade de computadores estão previstas no Memorando Nº 727/2023 - PJPI/TJPI/PRESIDENCIA/SEAD/SEGRAJUS (3992550), formalizada pela unidade demandante (SEGRAJUS) nos autos do Processo Originário SEI Nº 23.0.000014128-3
6. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
6.1. Dotação orçamentária conforme Despacho Nº 92839/2023 - PJPI/TJPI/PRESIDENCIA/SOF/CEORC (4654666), nos autos do Processo SEI Nº 23.0.000014128-3, indicada abaixo:
AQUISIÇÃO DE 02 (DOIS) COMPUTADORES |
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Unidade Orçamentária: FONTE: Natureza da Despesa: |
04105 - FERMOJUPI 760 - Recursos de Emolumentos, Taxas e Custas 449052 - Equipamentos e Material Permanente |
Ação Orçamentária: Classificação Funcional Programática: |
1846 - REAPARELHAMENTO DA JUSTIÇA DE 1º GRAU 02.061.0015.1846 |
Ação Orçamentária: Classificação Funcional Programática: |
1847 - REAPARELHAMENTO DA JUSTIÇA DE 2º GRAU 02.061.0015.1847 |
7. ALINHAMENTO ESTRATÉGICO
7.1. O alinhamento estratégico da presente contratação em relação ao Ciclo 2021-2026 está indicada abaixo:
INICIATIVAS ESTRATÉGICAS |
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Indicador |
IX - APRIMORAMENTO DA GESTÃO ADMINISTRATIVA E DA GOVERNANÇA JUDICIÁRIA |
Objetivo |
Formular, implantar e monitorar estratégias flexíveis e aderentes às especificidades locais, regionais e próprias de cada segmento de justiça do Poder Judiciário, produzidas de forma colaborativa pelos magistrados, servidores, pela sociedade e pelos atores do sistema de justiça. Visa à eficiência operacional interna, à humanização do serviço, à desburocratização, à simplificação de processos internos, ao fortalecimento da autonomia administrativa e financeira do TJPI e à adoção das melhores práticas de gestão documental, gestão da informação, gestão de projetos e otimização de processos de trabalho com o intuito de melhorar o serviço prestado ao cidadão. |
7.2. É importante salientar que a Ata Comissão/Comitê/Grupo de Trabalho Nº 40/2023 - PJPI/TJPI/PRESIDENCIA/STIC/GOVTIC (4381283) aprovou a inclusão desta contratação no Plano de Contratação TIC 2023, conforme deliberação do assunto 08 do referido documento.
7.3. A presente demanda está alinhada os objetivos estratégicos de TIC conforme elencados abaixo.
De acordo com o plano de gestão 2023-2024 (4055667) |
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Perspectiva |
Objetivos Estratégicos |
Descrição |
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MACRODESAFIO 08 |
PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE |
Estruturar a Unidade de Acessibilidade e Inclusão do TJPI |
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De acordo com ENTIC-JUD 2021-2026 |
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Perspectiva |
Objetivos Estratégicos |
Descrição |
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Sociedade |
01. Aumentar a Satisfação dos Usuários do Sistema Judiciário |
Atuar na melhoria e no incremento da qualidade dos atendimentos e da experiência dos serviços ofertados aos usuários do Poder Judiciário, seja de forma presencial ou virtual. |
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Sociedade |
Promover Transformação Digital |
Promover o aperfeiçoamento dos resultados utilizando as ferramentas tecnológicas disruptivas de transformação digital com o objetivo de otimizar os recursos humanos e aprimorar a eficácia na execução dos recursos financeiros, seguindo o princípio da economicidade processual e a satisfação dos usuários. |
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De Acordo com as diretrizes abaixo |
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Necessidades |
Diretrizes |
Alinhamento em relação às necessidades |
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FORTALECIMENTO DA RELAÇÃO INSTITUCIONAL DO PODER JUDICIÁRIO COM A SOCIEDADE |
Adoção de estratégias de comunicação e de procedimentos objetivos, ágeis e em linguagem de fácil compreensão, visando à transparência e ao fortalecimento do Poder Judiciário como instituição garantidora dos direitos. Abrange a atuação interinstitucional integrada e sistêmica, com iniciativas pela solução de problemas públicos que envolvam instituições do Estado e da sociedade civil. |
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II - AMPLIAÇÃO DA RELAÇÃO INSTITUCIONAL DO JUDICIÁRIO COM A SOCIEDADE |
Objetivo Simplificado: Entregar à sociedade um Tribunal transparente, acessível e efetivo |
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XII - FORTALECIMENTO DA ESTRATÉGIA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC E DE PROTEÇÃO DE DADOS |
Fortalecer as estratégias digitais do TJPI e a melhoria da governança, da gestão e da infraestrutura tecnológica, garantindo proteção aos dados organizacionais com integridade, confiabilidade, confidencialidade, integração, disponibilidade das informações, disponibilização dos serviços digitais ao cidadão e dos sistemas essenciais da justiça, promovendo a satisfação dos usuários por meio de inovações tecnológicas, controles efetivos dos processos de segurança e de riscos e da gestão de privacidade e uso dos dados pessoais. |
8. EQUIPE DE PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO
8.1. Conforme Portaria Nº 3810/2023 - PJPI/TJPI/PRESIDENCIA/SECGER, de 19 de julho de 2023 (4523518), a equipe de Planejamento da Contratação designada segue abaixo:
EQUIPE DE PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO |
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Integrante Requisitante |
Orley Rodrigues de Almeida Junior |
Matrícula |
1056816 |
|
orley.almeida@tjpi.jus.br |
Telefone |
(86) 98832-5566 |
Integrante Técnico |
Francisco Igor de Lima e Silva |
Matrícula |
3069 |
|
igor@tjpi.jus.br |
Telefone |
(86) 3218-0854 |
Integrante Administrativo |
Charles Antonio Gomes Evaristo |
Matrícula |
30815 |
|
charles.evaristo@tjpi.jus.br |
Telefone |
(86) 981326826 |
9. INDICAÇÃO DA OPÇÃO LEGAL PARA REALIZAÇÃO DA LICITAÇÃO OU CONTRATAÇÃO DIRETA.
9.1. Até o decurso do prazo de que trata o inciso II do caput do art. 193 da NLLC, OPTA-SE POR LICITAR OU CONTRATAR DIRETAMENTE, de acordo com as normas estabelecidas na Lei nº 14.133 de 1º de abril de 2021.
10. DATA PROVÁVEL DA ENTREGA DO MATERIAL/SERVIÇO
10.1. A entrega do material ou fornecimento do serviço se dará 30 (trinta) dias corridos após a publicação do contrato ou carta-contrato no Diário da Justiça do TJPI, podendo ser prorrogado por 15 (quinze) dias corridos, a critério da Administração desde que, justificadamente motivado pelo Contratado.
10.2. O prazo do subitem anterior poderá sofrer alterações, quando da realização dos Estudos Técnicos Preliminares e/ou da confecção do Termo de Referência, desde que seja mais benéfico à Administração Pública e razoável para o Contratado.
11. APROVAÇÃO DA DEMANDA
Aprovamos o prosseguimento da contratação, considerando sua relevância e oportunidade em relação aos objetivos estratégicos e as necessidades da Área Requisitante.
AUTORIDADE COMPETENTE DA ÁREA DE TECNOLOGIA |
CLAYTON FARIAS DE ATAÍDE Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação |
AUTORIDADE COMPETENTE DA ÁREA ADMINISTRATIVA |
Dr. Henrique Luiz Da Silva Neto Secretário Geral do TJPI |
AUTORIDADE MÁXIMA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PIAUÍ |
Des. Hilo de Almeida Sousa Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí |
Documento assinado eletronicamente por Henrique Luiz da Silva Neto, Secretário Geral, em 31/08/2023, às 09:47, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. |
Documento assinado eletronicamente por Hilo de Almeida Sousa, Presidente, em 31/08/2023, às 16:16, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. |
Documento assinado eletronicamente por Clayton Farias de Ataide, Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação - STIC, em 01/09/2023, às 18:02, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. |
A autenticidade do documento pode ser conferida no site http://sei.tjpi.jus.br/verificar.php informando o código verificador 4654516 e o código CRC 968AD96E. |
23.0.000088276-3 | 4654516v26 |