PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PIAUÍ STIC - GOVTIC - AQUISIÇÕES E CONTRATAÇÕES DE SOLUÇÕES DE TIC - ACSTIC Avenida Padre Humberto Pietro Grande, 3509 - Bairro São Raimundo - - CEP 64075-065 Teresina - PI - www.tjpi.jus.br |
Estudos Preliminares da STIC Nº 10/2023 - PJPI/TJPI/PRESIDENCIA/STIC/GOVTIC/ACSTIC
1. ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO
1.1 DEFINIÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DOS REQUISITOS DA DEMANDA
1.1.1 Contextualização
O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí conta com diversas salas de audiência e auditórios multiuso, dentre eles, alguns estão listados na tabela abaixo e outros de forma genérica para atender os mais diversos ambientes do PJPI na Capital e interior do estado:
Prédio |
Pavimento |
Tipo de Ambiente |
Cenário Atual |
Novo Palácio da Justiça |
Térreo |
Câmara Reunida Cívil/Criminal |
As quatro Câmaras Reunidas compartilham somente uma webcam. Somente os microfones estão funcionando. |
Câmara Reunida Cível/Criminal 02 |
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Câmara de Direito Público 01 |
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Câmara de Direito Público 02 |
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2º Pavimento |
Auditório do Tribunal Pleno |
Solução de áudio e vídeo composto de 22 microfones analógicos, com problemas constantes de ruídos e microfonia intratáveis pelos equipamentos atuais; 2 Mesas de som com 16 canais, conectadas de modo a ampliar o número de conexões de microfones e que geram bastante ruídos e microfonia. Ausência de processador digital de som para tratamentos destes problemas; Sonorização interna insuficiente para grande público; Retroprojetor inadequado de baixa luminosidade. Infra-estrutura inadequada para futura ampliação de microfones, devido ao excesso de cabos elétricos; |
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2º Pavimento |
Sala da presidência do TJPI |
O ambiente atualmente só conta com uma TV e sem sistema de som. |
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Para os demais ambientes do PJPI na Capital e interior do estado.
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- |
AUDITÓRIO MULTIUSO |
Muitos ambientes do PJPI na capital e no estado possuem sistemas de som, mas não estão preparados para gravação e transmissão das audiências e eventos. E outros ambientes que apesar de possuírem um sistema de som, mas não é de qualidade e potência suficiente para atender com a qualidade necessária.
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SALA DE REUNIÃO TIPO (Presidência) |
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SALA DE REUNIÃO TIPO V (móvel) |
Consoante aos problemas relatados acima, acrescenta-se que a sonorização interna do Plenário do Novo Palácio da Justiça é insuficiente quando há grande presença de público e que somado aos problemas de ruído e microfonia, causam diversos transtornos no rito processual das sessões plenárias. Além do exposto, há constantes reclamações sobre equipamentos que se encontram em péssima condição de funcionamento, conforme relatados na Ouvidoria, Ofício Nº 12065/2022 - PJPI/TJPI/PRESIDENCIA/OUV (SEI N° 3109984) e manifestações dos técnicos da Central de Serviços de Suporte da STIC (Manifestação Nº 6815/2022 SEI N º 3179302).
A empresa fornecedora do software para gravação, indexação e publicação audiovisual das sessões, não realiza suporte técnico destes equipamento, por não haver obrigação contratual para prestação deste serviço. Soma-se a este fato, há diversos equipamento obsoletos e sem garantia. Portanto, o uso da solução de gravação e indexação das sessões judiciais colegiadas do 2º Grau é extremamente prejudicada por não dispor de equipamento de qualidade para gravação, transmissão dos julgamentos e sessões do Tribunal Pleno.
Salienta-se que com o advento das pandemia COVID-19, acelerou-se diversas iniciativas de transformação digital, através da adoção de diversos paradigmas de trabalho como o Balcão Virtual, Julgamentos Remotos e Videoconferências. Para garantir a permanente disponibilidade destes sistemas, é necessário equipamentos adequados para continuidade dos serviços de suporte de hardware.
Por não dispormos de recursos técnicos e servidores especializados para desenvolver e realizar manutenção a uma solução dessa natureza, e considerando que os modernos sistemas de sonorização digitais tem melhor qualidade sonora, decidiu-se modernizar o sistema atual, adotando um modelo de contratação que considere a aquisição de equipamentos, instalação, treinamento de operadores e software para gravação, votação, videoconferência híbrida, transcrição dos conteúdos gravados e transmissão das audiências além de realizar a migração de todas as gravações existentes, de modo a garantir a permanente disponibilidade destes serviços.
Diante do exposto, o Poder Judiciário Piauiense enfrenta enormes desafios para viabilizar as sessões e audiências perante a realidade configurada. Portanto necessita adquirir uma nova solução de áudio e vídeo para os auditórios (Plenário e sala de sessões) do novo Palácio da Justiça, salas das câmaras do antigo palácio, incluindo a capela, auditório do Tribunal do Júri da capital e do interior.
1.1.2 Requisitos da contratação
1.1.2.1 Necessidades do negócio / Requisitos Funcionais
1.1.2.1.1 Funcionalidades gerais
ID |
Necessidades do negócio |
Requisitos Funcionais |
1 |
Adequação do sistema de som interno do Auditório do Tribunal Pleno. |
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2 |
Captação de voz com razoável distância do interlocutor. |
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3 |
Supressão de Ruídos e Microfonia. |
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4 |
Desativar microfone individual quando o interlocutor desejar pronunciar algo que não deseja ser captado; |
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5 |
Controle de Áudio Remoto controlável pelo presidente da sessão ou secretário |
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6 |
Sistema de som expansível para futuros acréscimos de terminais sem grandes alterações na infraestrutura elétrica |
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7 |
Mobilidade do Operador de Som |
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8 |
Transcrição do Áudio |
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9 |
Busca de partes específicas das sessões; |
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10 |
Gravação e disponibilização do conteúdo gravado assegurando maior transparência para o público geral. |
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11 |
Publicação e Audiências/Eventos via streaming de vídeo público ao vívo (Youtube, Facebook, etc); |
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12 |
Participação de Interlocutores Remotos e Presenciais por videoconferência. |
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13 |
Manutenção e Suporte Técnico |
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14 |
Registro e Exibição de Votações com Autenticação Digital/ senha. |
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15 |
Configuração ágil do sistema de som para mudanças internas do ambiente (auditório lotado, vazio ou com meia lotação, sessões híbridas, presenciais e remotas). |
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16 |
Otimização na realização do princípio da publicidade dos atos públicos em sessões plenárias ao vivo; |
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17 |
Mobilidade de palestrante/interlocutor em espaço amplo |
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18 |
Imunidade a interferências de outras frequências de rádio para microfones sem fio |
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19 |
Proteção contra surtos elétricos. |
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20 |
Conexão de equipamentos que necessita de entradas analógicas; |
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21 |
Projeção e captação audiovisual |
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22 |
Visualização de imagem para o público. |
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23 |
Existência de chaveamento de vídeo entre dois ou mais interlocutores que permita a rápida comutação de modo automático. |
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Nota: Os requisitos acima representam funcionalidades da solução pretendida e tem por finalidade estabelecer um parâmetro técnico de nivelamento do objeto. Desta forma, os requisitos aqui expostos podem ser eventualmente atendidos por outros itens sem prejuízo de qualidade, em todo caso avaliados pela equipe responsável e com base nas referências técnicas de contratação.
1.1.2.2. Ambientes do Projeto
Devido a diversidade de ambientes, cada qual com um projeto específico de solução a ser contratada, foram descritos cada um dos ambientes, com seus respectivos equipamentos especificados no Relatório 2569 (SEI nº 4428954), com as suas devidas quantidades definidas no Relatório 2570 (SEI nº 4428955).
Item |
PRÉDIO |
AUDITÓRIO/ESPAÇO |
01 |
NOVO PALÁCIO DA JUSTIÇA |
CÂMARA REUNIDA CIVIL/CRIMINAL 01 |
02 |
CÂMARA REUNIDA CIVIL/CRIMINAL 02 |
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03 |
CÂMARA DE DIREITO PÚBLICO 01 |
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04 |
CÂMARA DE DIREITO PÚBLICO 02 |
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05 |
AUDITÓRIO DO TRIBUNAL PLENO |
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06 |
AUDITÓRIO MULTIUSO |
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07 |
- |
SALA DE REUNIÃO TIPO I(Presidência) |
08 |
- |
SALA DE REUNIÃO TIPO V(Móvel) |
1.1.2.3 Requisitos não funcionais
I - Requisitos de capacitação:
A contratada deverá ministrar treinamento presencial, para usuários designados pela administração para operar o sistema.
Não será admitido treinamento com base unicamente em apresentação de slides, vídeos, fotos ou equivalentes.
A contratada deverá disponibilizar técnico capacitado para assistir e dar suporte técnico presencial ao(s) operadores do sistema nos primeiros 30 dias de operação do sistema multimídia recém instalado(s);
II - Requisitos legais:
a) Esta contratação busca atender as necessidades do TJPI, obedecendo às seguintes legislações:
(1) Legislação Federal/Nacional:
LEI Nº 14.133, DE 1º DE ABRIL DE 2021 que Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.;
Lei Complementar nº 123/2006 que Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte;
Lei nº 8.078/1990, que dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências e
Decreto 11.462/2023, que regulamenta os art. 82 a art. 86 da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, para dispor sobre o sistema de registro de preços para a contratação de bens e serviços, inclusive obras e serviços de engenharia, no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional.
(2) Legislação do Estado do Piauí:
Decreto Estadual Nº 21.872/2023 (DOE - 49 de 09/03/2023), que regulamenta a Lei Federal nº 14.133, de 1º de Abril de 2021, dispondo acerca de governança, fase preparatória e procedimental das licitações e contratações diretas para a aquisição de bens, contratações de serviços, obras e serviços de engenharia e sobre bens de luxo, no âmbito do Poder Executivo Estadual, compreendendo os órgãos da Administração Direta, os fundos especiais, as fundações e as autarquias
(3) Legislação do Poder Judiciário:
Portaria TJPI Nº 2.503/2016, que dispõe sobre as diretrizes para as contratações de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação pelo TJ/PI.
Resolução TJ/PI nº 19/2007 que Institui a Central de Licitações e Contratos do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e estabelece regras para licitação e contratos no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Piauí.
b) No que tange à legislação específica, não fora encontrada nenhuma observância obrigatória para o projeto em epígrafe.
III - Requisitos de manutenção
a) A fornecedora da solução deverá prestar suporte técnico por telefone, chat e e-mail, durante a vigência do contrato.
b) A execução contratual será acompanhada e fiscalizada por representantes da contratante, em consonância com a LEI Nº 14.133, DE 1º DE ABRIL DE 2021 .
c) A fiscalização não exclui nem reduz a responsabilidade da contratada pelos danos causados à contratante ou a terceiros decorrentes de ato ilícito na execução do contrato.
d) A avaliação da qualidade e da adequação dos produtos e serviços ocorrerá durante a vigência do contrato, e será realizada pelo(s) Fiscal(is) do Contrato a partir do registros de ocorrências registradas pelo mesmo ou por usuários do objeto desta contratação.
e) Os produtos adquiridos e os serviços executados deverão atender aos padrões mínimos de qualidade estabelecidos no Termo de Referência.
f) A empresa contratada estará sujeita às sanções administrativas em função dos indicadores obtidos abaixo da faixa de ajuste definidas no Termo de Referência, garantido o contraditório e a ampla defesa. A aplicação dos ajustes do pagamento não exclui a aplicação de glosas e sanções previstas no Termo de Referência.
g) A solução deve utilizar componentes novos e que não tenham sido descontinuados pelos fabricantes até o momento do recebimento da propostas da solução no momento do processo licitatório.
h) A Contratada deverá fornecer todas as atualizações pertinentes aos produtos: incluindo “patches”, “fixes”, correções, “updates”, “service packs”, novas “releases”, “builds” e funcionalidades, bem como o provimento de “upgrades”, englobando, inclusive, versões não sucessivas, nos casos em que a liberação de tais versões ocorra durante o período de garantia especificado no contrato e que sejam compatíveis com os equipamentos instalados.
i) O serviço de suporte técnico da garantia objetiva o reparo de qualquer tipo de incidente encontrado com a solução implantada e o seu devido retorno à condição normal de operação e uso;
j) As atualizações, ocorridas durante a vigência do suporte, deverão ocorrer sem custo adicional, independente da forma de sua realização, seja automático, remoto ou presencial;
IV - Requisitos temporais:
a) Prazo de instalação da solução: Por se tratar de uma solução de hardware e software. A CONTRATADA deverá instalar 20 (vinte) dias após a emissão de ordem de serviço ou ordem de fornecimento, em dias úteis com horário preferencial de início da instalação às 08 (oito) horas da manhã. O procedimento de instalação deverá ser realizada no prazo máximo de 20 (vinte) dias úteis contados da publicação do extrato do contrato. Excepcionalmente, o prazo retromencionado poderá ser prorrogado por mais 5 (cinco) dias úteis desde que solicitado pelo CONTRATANTE acompanhado de justificativa e aprovação por parte da Administração e em qualquer caso observada a prerrogativa de conveniência e oportunidade da Administração contratante.
b) Prazo de treinamento da solução: A contratada deverá realizar um treinamento na modalidade presencial, com início no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis após a instalação dos equipamentos e testes do sistema, ou na conveniência da Administração.
O treinamento deverá ser realizado nas dependências da Contratante em horário definido previamente com setor demandante e os operadores do equipamento.
Treinamento com carga horária total de, no mínimo, 8 (oito) horas, para até 8 pessoas indicadas pelo TJPI;
c) Duração contratual mínima: 60 (sessenta) meses.
d) Prazo de início da operação assistida da solução: A disponibilização de um técnico capacitado para dar suporte técnico presencial ao(s) operadores do sistema deverá ter início em 1(um) dia útil antes da realização da primeira sessão plenária com o novo sistema, e este deverá permanecer no local até o fim da sessão. A Contratante deverá informar à contratada com 15 (quinze) dias de antecedência do início de cada sessão.
A operação assistida não deverá iniciar-se antes da conclusão do processo de instalação dos equipamentos e testes do sistema no auditório de sessões plenárias.
A operação assistida será executada durante a realização de 4 (quatro) sessões do Pleno.
A aprovação desta fase pelo gestor do contrato configura condição necessária para a expedição do termo de recebimento definitivo ou documento equivalente.
A operação assistida deverá ocorrer antes da realização do treinamento, caso houver agendamento de sessão plenária ou solenidade anterior a data de início do treinamento.
e) Prazo para emissão do termo de recebimento definitivo ou documento equivalente: em até 5 (cinco) dias úteis após a última sessão plenária realizada na fase de treinamento.
Caso a realização da primeira sessão plenária após a instalação do equipamento seja superior a 30 (trinta) dias, o termo de recebimento definitivo poderá ser expedido a critério do gestor de contrato.
f) Prazo de licença dos softwares: Todos os software necessários para o funcionamento da solução devem ser fornecidos com licença perpétua em sua versão mais atualizada.
V- Requisitos de segurança
a) A solução deve estar em conformidade com a Política de Segurança da Informação do Tribunal de Justiça do Piauí.
b) Todas as informações consideradas sensíveis pelo TJPI deverão ser resguardadas por parte da CONTRATANTE não sendo permitido, em hipótese alguma, o compartilhamento, cópia, retirada, reprodução, carga, levantamento, entre outros, de informações oriundas dos usuários da solução ou de sistemas informatizados institucionais sem a devida autorização prévia e expressa por parte da autoridade competente do TJPI.
c) São consideradas sensíveis, para fins de aplicação do item anterior, aquelas informações que por sua natureza são consideradas de interesse confidencial, restrita ou sigilosa como, por exemplo:
Parte ou totalidade das informações armazenados nas bases de dados do sistema sobre os servidores do TJPI, sejam elas residentes interna ou externamente.
Circulares e comunicações internas do TJPI.
Quaisquer processos ou documentos classificados como RESTRITO ou CONFIDENCIAL pelo TJPI.
VI - CONTRATAÇÕES CORRELATAS E/OU INTERDEPENDENTES
a) Em prospecção das contratações com objeto similar realizadas no âmbito deste Tribunal, não verificou-se a existência de contratações correlatas e/ou interdependentes destinadas a contratação deste objeto.
1.1.3 Soluções disponíveis no mercado de TIC
SOLUÇÃO |
DESCRIÇÃO |
SOLUÇÃO 1 |
Adquirir separadamente cada item da solução e realizar a montagem pelos colaboradores do TJPI, incluindo os softwares de controle de câmeras, áudio, transmissão ao vivo e votação, e manter somente o software de gravação e indexação KENTA. |
SOLUÇÃO 2 |
Adquirir separadamente cada item da solução e realizar a montagem pelos colaboradores do TJPI, incluindo os softwares de controle de câmeras, áudio, transmissão ao vivo, votação inclusive software de gravação e indexação. |
SOLUÇÃO 3 |
Contratar empresa especializada para montagem dos ambientes do TJPI e Adquirir todos os Softwares necessários para o Funcionamento da solução e manter somente o software de gravação e indexação KENTA. |
SOLUÇÃO 4 |
Contratar empresa especializada para montagem dos ambientes do TJPI e Adquirir todos os Softwares necessários para o Funcionamento da solução, inclusive o software de gravação e indexação. |
SOLUÇÃO 1:
Adquirir equipamentos e softwares separadamente para montar os ambientes do TJPI pode parecer vantajoso em termos de economia, pois pode haver uma maior concorrência entre fornecedores e mais opções de equipamentos disponíveis. No entanto, essa abordagem pode não ser a melhor a ser seguida por vários motivos:
Incompatibilidade entre equipamentos: Não há garantia de que todos os equipamentos fornecidos seriam compatíveis entre si, o que poderia comprometer a qualidade e eficiência da solução.
Falta de especialistas: Não há colaborador especialista no TJPI para garantir que a solução seja montada com as necessidades específicas do tribunal. Isso pode levar a problemas de compatibilidade e desempenho.
Dificuldade em identificar problemas: Como os equipamentos e softwares seriam fornecidos por fornecedores diferentes, seria difícil definir qual ponto da solução está causando o problema. Isso poderia resultar em atrasos na resolução de problemas, bem como em custos adicionais.
Montar uma solução de gravação de audiências com equipamentos diversos e não integrados pode ser uma tarefa difícil e desafiadora. Alguns dos principais desafios encontrados incluem:
Diferentes formatos de áudio: Cada dispositivo pode gravar em um formato de áudio diferente, o que torna difícil a compatibilidade entre eles.
Dificuldade em sincronizar o áudio: Ao usar vários dispositivos para gravar a mesma audiência, pode ser difícil sincronizar o áudio corretamente, o que pode levar a uma qualidade de gravação inferior.
Falta de controle: Ao usar diferentes dispositivos, pode não ter controle total sobre a qualidade da gravação, como níveis de volume, cancelamento de ruído e outros ajustes.
Dificuldade em armazenar e gerenciar as gravações: Com diferentes dispositivos, pode ser difícil armazenar e gerenciar as gravações, especialmente se tiver muitas delas.
Para superar essas dificuldades, é importante planejar cuidadosamente a solução de gerenciamento de vídeo, áudio, controle, votação e transmissão das audiências e escolher equipamentos compatíveis entre si. Também é recomendável investir em softwares de edição e sincronização de áudio para ajudar a gerenciar e melhorar a qualidade das gravações.
Além disso, é importante contar com profissionais capacitados e experientes para ajudá-lo a montar e operar a solução de gravação de audiências. E atualmente o TJPI conta com um software de gravação e indexação (Kenta), sendo assim, contratar equipamentos e softwares separadamente para depois repassar o sinal para o Kenta, mostra-se uma tarefa árdua e o TJPI por não contar com especialistas na área, dificulta mais ainda realizar essa forma de contratação para entregar uma solução de qualidade.
Portanto, é importante considerar todas essas questões ao decidir adquirir equipamentos e softwares separadamente para montar os ambientes do TJPI. É recomendável avaliar todas as opções e trabalhar com fornecedores experientes e confiáveis que possam oferecer soluções personalizadas e integradas.
Dessa forma, o TJPI poderá garantir uma solução de gerenciamento de vídeo, áudio, controle, votação e transmissão das audiências de alta qualidade, eficiente e fácil de gerenciar. Assim, o TJPI poderá realizar a gravação e indexação das gravações com o software Kenta com qualidade, o que é atualmente limitado pela falta de equipamentos de qualidade no parque tecnológico do TJPI.
SOLUÇÃO 2:
Embora a solução 2 possa parecer vantajosa inicialmente, ela ainda enfrentará as mesmas dificuldades mencionadas anteriormente. Além disso, de acordo com a Manifestação Nº 30145/2023 (4232378), o problema das gravações de audiência do TJPI está relacionado à limitação dos equipamentos de áudio e vídeo utilizados pelo tribunal.
Consequentemente, mesmo que o software de gravação e indexação seja substituído, não haverá garantia de que a qualidade das gravações será melhorada.
SOLUÇÃO 3:
Para garantir uma solução de gerenciamento de vídeo, áudio, controle, votação e transmissão das audiências e posterior gravação e indexação pelo software Kenta, com alta qualidade, eficiente e fácil de gerenciar, é importante contratar fornecedores experientes e confiáveis que possam oferecer soluções personalizadas e integradas. A equipe de planejamento da contratação realizou pesquisas em sites como o Painel de Preços, Compras Governamentais e Banco de Preços, entrando em contato com os principais fornecedores para solicitar cotações diretas de preços.
Entre os fornecedores disponíveis no mercado, a equipe de contratação encontrou empresas que desenvolvem soluções únicas, integrando equipamentos e softwares próprios e de terceiros. Essa solução é de alta complexidade e não é facilmente encontrada no mercado. Há também fornecedores que realizam integração com diversos fabricantes, integrando diversas tecnologias para projetar uma solução de acordo com o objetivo da contratação.
Devido à complexidade da solução, que envolve a integração de diversos equipamentos e softwares organizados em diferentes arquiteturas, não é possível encontrar com precisão preços públicos equivalentes de acordo com a solução pretendida. Por isso, a equipe de planejamento procurou empresas especializadas que já forneceram ou participaram de pregões para outros órgãos do poder judiciário da administração pública.
As empresas contatadas foram a Seal Telecom, Riole e Núcleo Integrado Tecnologias (representante da Bosch). Essas empresas foram selecionadas por sua experiência e capacidade de fornecer uma solução de alta qualidade, de acordo com a estrutura dos ambientes do TJPI. Com a ajuda dessas empresas, o TJPI poderá garantir uma solução de gravação de audiências eficiente e confiável.
Além disso, essas empresas tem capacidade de fornecer os softwares de controle de câmeras, áudio, transmissão ao vivo e votação e manter a parte de gravação e indexação das audiências com o software Kenta. Uma vez quer as licenças do Kenta são perpétuas e o TJPI já realizou um grande investimento na aquisição dessas licenças, hoje se mantendo somente o contrato 44/202 (4117404) de suporte técnico, manutenção e manutenção dos softwares.
Portanto, neste caso, esta equipe de contratação recomenda a contratação de fornecedores experientes e confiáveis que possam oferecer soluções personalizadas e integradas para garantir uma solução de gerenciamento de vídeo, áudio, controle, votação e transmissão das audiências de alta qualidade, eficiente e fácil de gerenciar.
SOLUÇÃO 4:
Esta solução possui as características da solução 3, porém com a aquisição das licenças de novo software de gravação e indexação das audiências, substituindo o software Kenta atualmente utilizado TJPI que possui licenças perpétuas, o que acarretaria em uma nova despesa para a administração, que teria que realizar aquisição de novas licenças perpetuas de um software de gravação e indexação, resultando em duas licenças perpétuas para o TJPI, além de contrato de suporte técnico, manutenção e manutenção dos softwares, nos moldes do Contrato 44/2022 (4117404).
A discussão sobre a substituição de novo software se deu em consideração aos relatos de defeitos e problemas de qualidade porém, conforme a Manifestação Nº 30145/2023 (4232378), o problema das gravações de audiência do TJPI está relacionado à limitação dos equipamentos de áudio e vídeo utilizados pelo tribunal.
Portanto a equipe de planejamento de contratação recomenda que seja somente adquirida a solução de gerenciamento de vídeo, áudio, controle, votação e transmissão das audiências com os equipamentos necessários, mantendo o software da Kenta para realizar a gravação e indexação das audiências.
1.1.3.1 SUGESTÃO DA EQUIPE DE CONTRATAÇÃO
Portanto, para atender a demanda do TJPI esta equipe de contratação sugere a contratação da SOLUÇÃO 3 apresentada acima, sem necessidade de realizar a contratação em grupos.
1.1.4 Contratações Públicas Similares
A seguir são apresentadas as contratações feitas em outros órgãos da administração pública.. Por serem recursos complexos, que integram equipamentos e softwares de fabricantes diferentes, devem contar com serviços especializados de suporte técnico, manutenção e garantia, para evitar os riscos relacionados a falhas de configurações.
ÓRGÃO / UASG |
PREGÃO |
SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANCA PUBLICA / 200331 (4432662) |
PREGÃO ELETRÔNICO Nº 01/2022 |
ALEGO (4432676) |
PREGÃO ELETRÔNICO Nº 32/2021 |
TJ GO (4432686) |
PREGÃO ELETRÔNICO Nº 23/2023 |
1.2 Identificação das diferentes Soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação
1.2.1 Disponibilidade de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação similar em outro órgão ou entidade da Administração Pública
Verifica-se que os produtos pretendidos já foram licitados por diversos órgãos públicos e apresentam características padronizadas e usuais.
1.2.2 Portal do Software Público Brasileiro
Por se trata de uma solução que integra equipamentos, software e serviços especializados. Não há no Portal do Software Público Brasileiro, uma solução equivalente que atenda de forma satisfatória a demanda,
1.2.3 Alternativa no Mercado de TIC incluindo software livre ou software público
Não há software(s) livre(s) ou público(s) similar(es) que atenda a demanda de forma satisfatória.
1.2.4 Premissas e especificações técnicas definidas no Modelo Nacional de Interoperabilidade – MNI
Não se aplica.
1.2.5 Aderência às regulamentações da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil)
Não se aplica, por não ser obrigatória a utilização de certificação digital.
1.2.6 Observância às orientações, premissas e especificações técnicas ao Modelo de Requisitos Moreq-Jus
Não se aplica. O objeto não trata de desenvolvimento de sistemas.
1.2.7 Orçamento Estimativa do Valor da Contratação
1.2.7.1 Este item necessita da documentação solicitada aos proponentes.
1.3. Solução escolhida
1.3.1 Justificativa da solução escolhida
Grupo 1: Auditórios, Câmaras do novo Palácio da Justiça, da antiga Sede do TJPI e dos diversos ambientes da Capital e do interior do estado que fazem parte do Poder Judiciário do Piauí.
A solução escolhida pela equipe de contratação é a Contratação de empresa especializada para a modernização e fornecimento de uma SOLUÇÃO DE GERENCIAMENTO DE VÍDEO, ÁUDIO, CONTROLE, VOTAÇÃO E TRANSMISSÃO DAS AUDIÊNCIAS DE FORMA HÍBRIDA para os Auditórios, Câmaras do novo Palácio da Justiça, da antiga Sede do TJPI e dos diversos ambientes da Capital e do interior do estado que fazem parte do Poder Judiciário do Piauí.
Além dos motivos expostos no item 1.1.3 Soluções disponíveis no mercado de TIC.
Portanto a contratação de fornecedor experiente para fornecer uma solução de gravação de audiências de alta qualidade pode trazer várias vantagens, tais como:
Experiência e conhecimento: um fornecedor experiente trará consigo conhecimentos e experiência acumulada ao longo de anos de trabalho, o que pode ajudar a garantir que a solução fornecida seja de alta qualidade.
Qualidade garantida: um fornecedor experiente deve ter processos estabelecidos e rigorosos de controle de qualidade em cada etapa do desenvolvimento e implantação da solução, o que pode garantir que o produto final tenha qualidade consistente. Além disso fornecedores experientes geralmente têm acesso às mais recentes tecnologias de gravação de áudio e vídeo, o que significa que suas soluções tendem a ser de alta qualidade.
Personalização: um fornecedor experiente deve ter a habilidade de personalizar a solução de gravação de audiências de acordo com as necessidades específicas do cliente, permitindo que a solução seja mais eficaz e eficiente para o cliente.
Atendimento ao cliente: um fornecedor experiente deve ter uma equipe de atendimento ao cliente experiente e eficiente, que pode ajudar a garantir que o cliente receba o suporte necessário durante todo o ciclo de vida da solução.
Atualizações e manutenção: um fornecedor experiente deve ter a capacidade de fornecer atualizações e manutenção da solução para garantir que ela permaneça relevante e operacional por um longo período.
Economia de tempo e recursos: uma solução de gravação de audiências de alta qualidade fornecida por um fornecedor experiente pode ajudar a economizar tempo e dinheiro, reduzindo a necessidade de reparos, substituições e retrabalho.
Confiabilidade: Fornecedores experientes tendem a ter um histórico comprovado de fornecer soluções confiáveis e estáveis que não falham ou apresentam problemas técnicos.
Suporte: Fornecedores experientes tendem a ter equipes de suporte dedicadas que estão prontas para ajudar seus clientes em caso de qualquer problema ou pergunta.
Economia de recursos: Embora possa ser mais caro contratar um fornecedor experiente, isso pode ser benéfico a longo prazo, uma vez que a qualidade da solução de gravação pode evitar gastos adicionais com regravações, por exemplo.
Garantia de conformidade: Fornecedores experientes geralmente têm experiência em lidar com requisitos regulatórios e legais para a gravação de audiências, o que significa que seus clientes podem ter garantia de conformidade com esses requisitos.
1.3.2 Descrição e Composição da Solução :
Conforme item 1.1.2.2. Ambientes do Projeto.
1.3.3 Alinhamento em relação às necessidades
1.1.2. Requisitos da Contratação 1.1.2.1. Requisitos Funcionais / Necessidades do negócio |
Alinhamento em relação às necessidades e requisitos tecnológicos |
Controle de uso da palavra de cada bancada, por presidente ou por secretário, através de dispositivos físicos (botões) e além de computador ou tablet via software; |
1.3. Solução escolhida |
Realizar a migração de todas as gravações existentes para o novo sistema; |
1.3. Solução escolhida |
Redução de pontos de falhas; |
1.3. Solução escolhida |
Agilidade na configuração dos presets, para cada ambiente (auditório lotado, vazio ou lotação média); |
1.3. Solução escolhida |
Permitir sessões plenárias híbridas (Presenciais e remotas); |
1.3. Solução escolhida |
Permitir a transmissão das sessões do pleno o vivo para cumprir o princípio da publicidade dos atos públicos; |
1.3. Solução escolhida |
Suporte técnico ágil do sistema multimídia; |
1.3. Solução escolhida |
Interface do sistema para imprensa, de modo a evitar manuseios diversos de cabos e microfones; |
1.3. Solução escolhida |
Permitir a participação remota de magistrados em sessões plenárias. |
1.3. Solução escolhida |
Permitir conectar áudio do PC ou notebook no sistema de som de forma simplificada; |
1.3. Solução escolhida |
Microfones sem fio imunes a interferência de frequências e ondas de rádio externas; |
1.3. Solução escolhida |
1.1.2. Requisitos da Contratação 1.1.2.1. Requisitos Funcionais / Necessidades do negócio |
Alinhamento em relação às necessidades e requisitos tecnológicos |
Adequação do sistema de som interno do Auditório do Tribunal Pleno. |
1.3. Solução escolhida |
Captação de voz com razoável distância do interlocutor. |
1.3. Solução escolhida |
Supressão de Ruídos e Microfonia. |
1.3. Solução escolhida |
Desativar microfone individual quando o interlocutor desejar pronunciar algo que não deseja ser captado; |
1.3. Solução escolhida |
Controle de Áudio Remoto controlável pelo presidente da sessão ou secretário |
1.3. Solução escolhida |
Sistema de som expansível para futuros acréscimos de terminais sem grandes alterações na infraestrutura elétrica |
1.3. Solução escolhida |
Mobilidade do Operador de Som |
1.3. Solução escolhida |
Transcrição do Áudio |
1.3. Solução escolhida |
Busca de partes específicas das sessões; |
1.3. Solução escolhida |
Gravação e disponibilização do conteúdo gravado assegurando maior transparência para o público geral. |
1.3. Solução escolhida |
Publicação e Audiências/Eventos via streaming de vídeo público ao vívo (Youtube, Facebook, etc); |
1.3. Solução escolhida |
Participação de Interlocutores Remotos e Presenciais por videoconferência. |
1.3. Solução escolhida |
Manutenção e Suporte Técnico |
1.3. Solução escolhida |
Registro e Exibição de Votações com Autenticação Digital/ senha. |
1.3. Solução escolhida |
Configuração ágil do sistema de som para mudanças internas do ambiente (auditório lotado, vazio ou com meia lotação, sessões híbridas, presenciais e remotas). |
1.3. Solução escolhida |
Otimização na realização do princípio da publicidade dos atos públicos em sessões plenárias ao vivo; |
1.3. Solução escolhida |
Mobilidade de palestrante/interlocutor em espaço amplo |
1.3. Solução escolhida |
Imunidade a interferências de outras frequências de rádio para microfones sem fio |
1.3. Solução escolhida |
Proteção contra surtos elétricos. |
1.3. Solução escolhida |
Conexão de equipamentos que necessita de entradas análogicas; |
1.3. Solução escolhida |
Projeção e captação audiovisual |
1.3. Solução escolhida |
Visualização de imagem para o público. |
1.3. Solução escolhida |
Existência de chaveamento de vídeo entre dois ou mais interlocutores que permita a rápida comutação de modo automático. |
1.3. Solução escolhida |
1.3.4 Benefícios a serem alcançados com a Contratação da Solução
1.3.5 Relação entre a demanda prevista e a quantidade a ser contratada
SOLUÇÃO |
GRUPO |
ITEM |
AUDITÓRIO/ESPAÇO |
QUANTIDADE MÁXIMA A SER REGISTRADA. |
QUANTIDADE INICIAL A SER CONTRATADA. |
REGISTRO DE PREÇOS PARA A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA A MODERNIZAÇÃO E FORNECIMENTO DE UMA SOLUÇÃO DE GERENCIAMENTO DE VÍDEO, TRANSMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE AUDIÊNCIAS E PALESTRAS DE FORMA HÍBRIDA PARA OS AUDITÓRIOS, CÂMARAS DO NOVO PALÁCIO DA JUSTIÇA, DA ANTIGA SEDE DO TJPI E TRIBUNAIS DO JÚRI DA CAPITAL E DO INTERIOR DO ESTADO
|
Grupo 01
|
01 |
CÂMARA REUNIDA CIVIL/CRIMINAL 01 |
01 |
01 |
02 |
CÂMARA REUNIDA CIVIL/CRIMINAL 02 |
01 |
00 |
||
03 |
CÂMARA DE DIREITO PÚBLICO 01 |
01 |
00 |
||
04 |
CÂMARA DE DIREITO PÚBLICO 02 |
01 |
00 |
||
05 |
AUDITÓRIO DO TRIBUNAL PLENO |
01 |
01 |
||
06 |
AUDITÓRIO MULTIUSO |
01 |
00 |
||
07 |
SALA DE REUNIÃO DA PRESIDÊNCIA |
01 |
01
|
||
08 |
SALA DE REUNIÃO MOVEL |
07 |
01 |
||
09 |
OPERAÇÃO ASSISTIDA DIA |
87 |
30 |
O Levantamento dos quantitativos de ambientes para registro da ata utilizou como parâmetro:
O Levantamento dos quantitativos de equipamentos mínimos e estimados para cada ambiente, utilizou como parâmetro:
1.4 Adequação do ambiente :
Tipo |
Necessidade |
Infraestrutura tecnológica (art. 14, V, a) |
Retirada das caixas de som que serão substituídas por responsabilidade da contratada com supervisão da SENA e outros setores do TJPI; Retirada dos equipamentos que não serão mais utilizados por responsabilidade da contratada com supervisão da SENA; Possivelmente, algumas liberações no firewall podem ser necessárias para funcionamento da transmissão. |
Infraestrutura elétrica (art. 14, V, b) |
É necessária adequação na infraestrutura elétrica por responsabilidade da contratada com supervisão da SENA e outros setores do TJPI; Dimensionamento da infraestrutura elétrica das cabines de controle para receber o rack com os novos equipamentos por responsabilidade da contratada com supervisão da SENA e outros setores do TJPI; Deverão ser retiradas todas as caixas de som que serão substituídas por responsabilidade da contratada com supervisão da SENA e outros setores do TJPI;; Deverão ser retirados todos os equipamentos que não serão mais utilizados (mesas de som antigas, caixas arandelas, etc) por responsabilidade da contratada com supervisão da SENA e outros setores do TJPI; |
Logística de implantação (art. 14, V, c) |
De acordo com o Plano de Implantação fornecido pela CONTRATADA. Recursos humanos: Disponibilidade das equipes de Engenharia para a implantação da solução. |
Espaço físico (art. 14, V, d) |
A contratada deverá fazer visita técnica para verificar a melhor forma de realizar as instalações e deverá entregar o ambiente da forma como recebeu com os equipamentos instalados; |
Mobiliário (art. 14, V, e) |
Todo mobiliário já se encontra nos ambientes, com exceção dos equipamentos a serem adquiridos e dos respectivos suportes que serão de responsabilidade da contratada; |
Impacto ambiental (art. 14, V, f) |
Embora não haja impacto ambiental na implantação da solução que demande algum tipo de adequação do ambiente, o licitante vencedor será responsável, durante a vigência do contrato, pelo recolhimento e descarte de quaisquer resíduos sólidos que possam ser produzidos na execução da aquisição dos produtos e que possam causar algum tipo de impacto ambiental, conforme o contido na Instrução Normativa nº 1, de 19 de janeiro de 2010, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no que couber. |
2. SUSTENTAÇÃO DO CONTRATO
2.1 Recursos necessários à continuidade do objeto contratado
2.1.1 Recursos materiais:
Todos os equipamentos definidos para o funcionamento da solução serão fornecidos pela contratada.
2.1.2 Recursos humanos:
Os recursos humanos necessários à continuidade do objeto contratado e identificados pela equipe responsável são apresentados na tabela abaixo:
Id |
Função |
Formação |
Atribuições/Responsabilidades |
1 |
FISCAL TÉCNICO |
Servidor do TJPI representante da Área de Tecnologia da Informação. |
1 - Acompanhar às ordens de serviços; 2 - Apoiar o gestor do contrato quanto às questões técnicas contratuais. |
2 |
FISCAL DEMANDANTE |
Servidor do TJPI representante da Área Requisitante da Solução |
1 - Acompanhar a entrega do produto com vistas a verificar o atendimento da necessidade do negócio. |
3 |
FISCAL ADMINISTRATIVO |
Servidor do TJPI representante da Área Administrativa. |
1 - Verificação de aderência aos termos contratuais. 2 - Verificação das regularidades fiscais, para fins de pagamento. |
4 |
GESTOR DO CONTRATO |
Servidor do TJPI com atribuições gerenciais, técnicas e operacionais relacionadas ao processo de gestão do contrato |
1 - Iniciar o contrato. 2 - Encaminhar ordem de serviço ou de fornecimento de bens. 3 - Monitorar a execução do contrato. 4 - Autorizar a emissão/pagamento de notas fiscais. |
5 |
INTEGRANTE REQUISITANTE |
Servidor do TJPI representante da Área Requisitante da solução |
1 - Apoiar no fornecimento de informações sobre o processo ao fiscal requisitante e demais fiscais de contrato. |
6 |
INTEGRANTE TÉCNICO |
Servidor do TJPI representante da Área de Infraestrutura |
1 - Acompanhar, auxiliar e supervisionar as questões técnicas da solução, caso necessário. |
7 |
PREPOSTO |
Funcionário da CONTRATADA |
1 - Acompanhar a execução do contrato. 2 - Atuar como interlocutor principal junto à CONTRATANTE. 3 - Receber, diligenciar, encaminhar e responder as principais questões técnicas, legais e administrativas referentes ao andamento contratual. |
2.2 Estratégia de continuidade em eventual interrupção contratual
A contratação prevê na execução do serviço, o acompanhamento por equipe de fiscalização do contrato, que informará as possíveis irregularidades à Superintendência de Gestão de Contratos e Convênios para aplicação das sanções ou penalidades decorrentes.
A contratação mencionada inclui a contratação de uma empresa especializada para fornecer equipamentos, treinar os colaboradores na utilização da solução e fornecer suporte técnico durante todo o período do contrato. No caso de a empresa contratada não conseguir mais fornecer suporte após a instalação dos quipamentos e softwares, a solução continuará funcionando com os colaboradores treinados. Posteriormente, uma nova empresa especializada será contratada para fornecer o suporte técnico necessário.
No caso de impossibilidade de cumprimento total do contrato por parte da contratada, a administração do TJPI reserva-se a exercer o seu direito conforme as leis pertinentes a contratações públicas.
2.3 Ações para transição e encerramento contratual
Ação |
Responsável |
Entrega de versões finais dos produtos/serviços alvos da contratação (art. 15, inc. III, a) |
CONTRATADA |
Transferência final de conhecimentos sobre a execução e a manutenção da Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação (art. 15, inc. III, b) |
CONTRATADA |
Devolução de recursos materiais (art. 15, inc. III, c) |
CONTRATADA |
Revogação de perfis de acesso (art. 15, inc. III, d) |
CONTRATADA |
Eliminação de caixas postais (art. 15, inc. III, e) |
CONTRATANTE |
2.4. Estratégia de independência
Os colaboradores do TJPI serão devidamente treinados para utilizar a ferramenta de maneira eficaz e independente, contudo, em caso de problemas com os equipamentos ou softwares, que são de alta complexidade, a empresa contratada deverá fornecer suporte técnico.
3. ESTRATÉGIA PARA CONTRATAÇÃO
3.1 Natureza do objeto
Como o objeto da contratação é complexo e personalizado, mas é possível que diversas empresas possam concorrer, a licitação deverá seguir as regras gerais estabelecidas na Lei nº 14.133/2021. As modalidades de licitação a serem aplicadas dependerão do valor e da complexidade do objeto, conforme previsto nos artigos 31 a 53 da lei.
A modalidade escolhida deverá ser a mais adequada para a contratação em questão, observando-se os princípios da economicidade, eficiência e transparência, entre outros previstos na legislação.
3.2 Parcelamento do objeto
Considerando o escopo desta contratação e os requisitos identificados, conforme os Relatórios de Especificações e Quantidades (4428954 e 4428955), percebe-se que os mesmos equipamentos serão utilizados em todos os ambientes, diferenciando-se apenas em suas quantidades, a equipe responsável pela contratação propõe que o pregão seja conduzido em grupo único.
3.3 Adjudicação do objeto
O objeto da licitação será adjudicado ao licitante declarado vencedor, caso não haja interposição de recurso ou após a regular decisão dos recursos apresentados;
Sugerimos que seja adjudicado por grupo único.
3.4 Modalidade e tipo de licitação
Recomendamos que a modalidade de licitação adotada seja o Registro de Preços em sua forma eletrônica, baseado no critério de menor preço e com vigência em conformidade com a legislação aplicável.
3.5 Classificação e indicação orçamentária
CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA A MODERNIZAÇÃO E FORNECIMENTO DE UMA SOLUÇÃO DE GRAVAÇÃO, TRANSMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE AUDIÊNCIAS E PALESTRAS DE FORMA HÍBRIDA PARA OS AUDITÓRIOS E CÂMARAS DO NOVO PALÁCIO DA JUSTIÇA, DA ANTIGA SEDE DO TJPI E DOS DIVERSOS AMBIENTES DA CAPITAL E DO INTERIOR DO ESTADO QUE FAZEM PARTE DO PODER JUDICIÁRIO DO PIAUÍ. |
|
Unidade Orçamentária: Ação Orçamentária: Classificação Funcional Progr.: Natureza da Despesa: Fonte: |
04105 - Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário do Estado do Piauí 1845 - Melhorias e Aperfeiçoamento do Parque Tecnológico do Poder Judiciário 02.061.0015.1845 339040 - Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação - Pessoa Jurídica 760 - Recursos de Emolumentos, Taxas e Custas |
Plano Orçamentário: Valor reservado: |
000162 - 1º Grau de Jurisdição |
Plano Orçamentário: Valor reservado: |
000163 - 2º Grau de Jurisdição |
Ressalta-se, outrossim, que a posterior informação deverá ser verificada, pela Secretaria de Orçamento e Finanças, que terá a função de detalhar a especificação em obediência à legislação vigente.
3.6 Vigência da garantia e da prestação dos serviços
O Contrato terá vigência de 60 meses a contar da publicação do extrato do contrato no Diário da Justiça, com revisão técnica periódica anual, podendo ser prorrogado nos termos dos artigos 106 e 107 da lei LEI Nº 14.133, DE 1º DE ABRIL DE 2021.
3.7 Equipe de apoio à contratação
Integrante Requisitante |
Clayton Farias de Ataíde |
Matrícula |
1055410 |
|
cfariasataidesh@gmail.com |
Telefone |
(86) 3215-1120 |
Integrante Técnico |
Ernani Moura Lima |
Matrícula |
30267 |
|
ernani.lima@tjpi.jus.br |
Telefone |
(86) 3215-1120 |
Integrante Técnico Suplente |
Lucio Brígido Júnior |
Matrícula |
3060 |
|
lucio.brigido@tjpi.jus.br |
Telefone |
(86) 3215-1120 |
Integrante Administrativo |
Charles Antônio Gomes Evaristo |
Matrícula |
30815 |
|
charles.evaristo@tjpi.jus.br |
Telefone |
(86) 3218-0881 |
Integrante Administrativo Suplente |
Levi de Sousa Soares Ciríaco |
Matrícula |
3654 |
|
levi.soares@tjpi.jus.br |
Telefone |
(86) 3215-1120 |
3.8 Equipe de gestão da contratação
Considerando as recentes capacitações e workshops sobre contratações, incluindo fiscalização sugerimos que sejam selecionados servidores já capacitados ou com previsão de treinamento nas próximas turmas para comporem a equipe contendo:
Um Fiscal Demandante;
Um Fiscal Técnico;
Um Fiscal Administrativo;
3.9. Documento de Aprovação
A presente contratação foi solicitada pelo Secretário Geral através dos Despacho s Nº 37063/2023 (4178424) e Nº 68263 (4423343) dispostos no processo originário 23.0.000040191-9.
4. ANÁLISE DE RISCOS
4.1 Matriz de Exposição ao Risco
RISCO 1 – RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA |
|||||
---|---|---|---|---|---|
Probabilidade |
Impacto |
Ação preventiva |
Responsável |
Ação de contingência |
Responsável |
Média |
Alto |
Priorização deste projeto em detrimento de outras iniciativas |
Equipe de Planejamento da Contratação |
Reduzir escopo da demanda |
Integrante requisitante |
RISCO 2 – FALHAS NA ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS EM RELAÇÃO À CAPACIDADE E ALINHAMENTO ÀS DEMANDAS DO ÓRGÃO |
|||||
Probabilidade |
Impacto |
Ação preventiva |
Responsável |
Ação de contingência |
Responsável |
Baixo |
Alto |
Especificar com minúcia suficiente os requisitos da prestação do serviço |
Equipe de Planejamento da Contratação |
Rever o projeto atual e prospectar alteração de requisitos para adequação à proposta de prestação de serviço |
Integrante requisitante |
RISCO 3 – NÃO CUMPRIMENTO DOS PRAZOS, ESCOPO E NÍVEIS MÍNIMOS DE SERVIÇO ACORDADOS |
|||||
Probabilidade |
Impacto |
Ação preventiva |
Responsável |
Ação de contingência |
Responsável |
Média |
Alto |
Monitorar e notificar preventivamente a contratada para que cumpra os prazos |
Fiscal técnico |
Propor a aplicação de sanções previstas em contrato |
Fiscal demandante |
RISCO 4 – FALTA DE PAGAMENTO PELA CONTRATADA DOS TRIBUTOS E IMPOSTOS DEFINIDOS |
|||||
Probabilidade |
Impacto |
Ação preventiva |
Responsável |
Ação de contingência |
Responsável |
Média |
Alto |
Manter atualizados os artefatos do planejamento da contratação. Acompanhar a execução do contrato e cobrar mensalmente comprovação da regularidade. |
Fiscal Administrativo |
Propor a aplicação de sanções previstas em contrato. |
Fiscal Administrativo |
Documento assinado eletronicamente por Ernani Moura Lima, Coordenador de Infraestrutura - STIC, em 17/10/2023, às 14:52, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. |
A autenticidade do documento pode ser conferida no site http://sei.tjpi.jus.br/verificar.php informando o código verificador 4822974 e o código CRC FC652B49. |
23.0.000072770-9 | 4822974v3 |