Timbre

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PIAUÍ

STIC - GOVTIC - AQUISIÇÕES E CONTRATAÇÕES DE SOLUÇÕES DE TIC - ACSTIC 

Avenida Padre Humberto Pietro Grande, 3509 - Bairro São Raimundo -  - CEP 64075-065

Teresina - PI - www.tjpi.jus.br


Estudos Preliminares da STIC Nº 10/2023 - PJPI/TJPI/PRESIDENCIA/STIC/GOVTIC/ACSTIC

1. ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO 

 

1.1 DEFINIÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DOS REQUISITOS DA DEMANDA 

1.1.1 Contextualização

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí conta com diversas salas de audiência e auditórios multiuso, dentre eles, alguns estão listados na tabela abaixo e outros de forma genérica para atender os mais diversos ambientes do PJPI na Capital e interior do estado:

 

Prédio

Pavimento

Tipo de Ambiente

Cenário Atual

Novo Palácio da Justiça

Térreo

Câmara Reunida Cívil/Criminal

As quatro Câmaras Reunidas compartilham somente uma webcam.

Somente os microfones estão funcionando.

Câmara Reunida Cível/Criminal 02

Câmara de Direito Público 01

Câmara de Direito Público 02

2º Pavimento

Auditório do Tribunal Pleno

Solução de áudio e vídeo composto de 22 microfones analógicos, com problemas constantes de ruídos e microfonia intratáveis pelos equipamentos atuais;

2 Mesas de som com 16 canais, conectadas de modo a ampliar o número de conexões de microfones e que geram bastante ruídos e microfonia. Ausência de processador digital de som para tratamentos destes problemas;

Sonorização interna insuficiente para grande público;

Retroprojetor inadequado de baixa luminosidade.

Infra-estrutura inadequada para futura ampliação de microfones, devido ao excesso de cabos elétricos;

2º Pavimento

Sala da presidência do TJPI

O ambiente atualmente só conta com uma TV e sem sistema de som.

 

 

 

Para os demais ambientes do PJPI na Capital e interior do estado.

 

 

 

 

 

 

-

AUDITÓRIO MULTIUSO

 

 

 

 

Muitos ambientes do PJPI na capital e no estado possuem sistemas de som, mas não estão preparados para gravação e transmissão das audiências e eventos. E outros ambientes que apesar de possuírem um sistema de som, mas não é de qualidade e potência suficiente para atender com a qualidade necessária.

 

 

 

 

 

 

SALA DE REUNIÃO TIPO (Presidência)

 

SALA DE REUNIÃO TIPO V (móvel)

Consoante aos problemas relatados acima, acrescenta-se que a sonorização interna do Plenário do Novo Palácio da Justiça é insuficiente quando há grande presença de público e que somado aos problemas de ruído e microfonia, causam diversos transtornos no rito processual das sessões plenárias. Além do exposto, há constantes reclamações sobre equipamentos que se encontram em péssima condição de funcionamentoconforme relatados na Ouvidoria, Ofício Nº 12065/2022 - PJPI/TJPI/PRESIDENCIA/OUV (SEI N° 3109984) e manifestações dos técnicos da Central de Serviços de Suporte da STIC (Manifestação Nº 6815/2022 SEI N º 3179302).

A empresa fornecedora do software para gravação, indexação e publicação audiovisual das sessões, não realiza suporte técnico destes equipamento, por não haver obrigação contratual para prestação deste serviço. Soma-se a este fato, há diversos equipamento obsoletos e sem garantia. Portanto, o uso da solução de gravação e indexação das sessões judiciais colegiadas do 2º Grau é extremamente prejudicada por não dispor de equipamento de qualidade para gravação, transmissão dos julgamentos e sessões do Tribunal Pleno. 

Salienta-se que com o advento das pandemia COVID-19, acelerou-se diversas iniciativas de transformação digital, através da adoção de diversos paradigmas de trabalho como o Balcão Virtual, Julgamentos Remotos e Videoconferências. Para garantir a permanente disponibilidade destes sistemas, é necessário equipamentos adequados para continuidade dos serviços de suporte de hardware.

Por não dispormos de recursos técnicos e servidores especializados para desenvolver e realizar manutenção a uma solução dessa natureza, e considerando que os modernos sistemas de sonorização digitais tem melhor qualidade sonora, decidiu-se modernizar o sistema atual, adotando um modelo de contratação que considere a aquisição de equipamentos, instalação, treinamento de operadores e software para gravação, votação, videoconferência híbrida, transcrição dos conteúdos gravados e transmissão das audiências além de realizar a migração de todas as gravações existentes, de modo a garantir a permanente disponibilidade destes serviços.

Diante do exposto, o Poder Judiciário Piauiense enfrenta enormes desafios para viabilizar as sessões e audiências perante a realidade configurada. Portanto necessita adquirir uma nova solução de áudio e vídeo para os auditórios (Plenário e sala de sessões) do novo Palácio da Justiça, salas das câmaras do antigo palácio, incluindo a capela, auditório do Tribunal do Júri da capital e do interior.

1.1.2 Requisitos da contratação 

1.1.2.1 Necessidades do negócio / Requisitos Funcionais

1.1.2.1.1 Funcionalidades gerais

Solução Multimídia para os Auditórios do TJPI.

ID

Necessidades do negócio

Requisitos Funcionais

1

Adequação do sistema de som interno do Auditório do Tribunal Pleno.

  • Caixas acústicas com intensidade de volume compatíveis com Auditório do Tribunal Pleno em sua capacidade máxima de pessoas (verificar capacidade máxima);

  • Amplificador multicanal com Controle individual por canal de som compatível com as caixas acústicas;

2

Captação de voz com razoável distância do interlocutor.

  • Microfones sensíveis com pressão sonora ajustável automaticamente;

  • Microfone Tipo Gooseneck P/ Púlpitos e bancadas;

  • Dimensão mínima da haste: 40 cm

3

Supressão de Ruídos e Microfonia.

  • Sistema de Cancelamento de eco acústico (AEC)

4

Desativar microfone individual quando o interlocutor desejar pronunciar algo que não deseja ser captado;

  • Botão mudo (Mute), acessível na base do microfone de bancada.

5

Controle de Áudio Remoto controlável pelo presidente da sessão ou secretário

  • Interface para ligar / desliga controlável por terminal web (Computador, tablet ou dispositivo específico);

6

Sistema de som expansível para futuros acréscimos de terminais sem grandes alterações na infraestrutura elétrica

  • Processador de Áudio Digital com ampliação de canais (Canais virtuais) , sem necessidade de aquisição de novas mesas de som e acréscimos de mais cabos;

7

Mobilidade do Operador de Som

  • Processador de Áudio Digital com controle via software compatível para Tablet, celular ou computador com browser web.

  • Compatibilidade mínima com Sistemas Operacionais Android e Windows;

  • Interface para dispositivos externos compatível com protocolo TCP / IP;

  • Caixa Acústica Ativa para Retorno na Cabine Técnica (monitor de referência);

  • Interface de controle touchscreen sem fio (Tablet ou equivalente)

8

Transcrição do Áudio

  • Software de Transcrição Nativa do sistema ou compatibilidade com o sistema de transcrição de áudio disponibilizado no conjunto da solução;

9

Busca de partes específicas das sessões;

  • Software de Indexação de Vídeos

  • ENCODER de áudio e vídeo

10

Gravação e disponibilização do conteúdo gravado assegurando maior transparência para o público geral.

  • Câmera de Vídeo PTZ (Movimento panorâmico, horizontal, Movimento vertical, e Movimento de aproximação ou distanciamento);

  • Microfones Digitais com sensibilidade e boa qualidade de captação;

  • Compatibilidade com sistemas Microsoft Teams e Youtube;

11

Publicação e Audiências/Eventos via streaming de vídeo público ao vívo (Youtube, Facebook, etc);

  • Câmeras de Vídeo Digitais do Tipo PTZ (Movimento panorâmico, horizontal, Movimento vertical, e Movimento de aproximação ou distanciamento) com suporte;

  • Chaveador e Controlador/Joystic de vídeo 

  • Switcher de Vídeo para geração de sinal PGM;

  • Monitor multiview / preview e sáida;

  • Software de Controle Automático de Câmera.

  • Monitores de vídeo para acompanhamento dos participantes presenciais

12

Participação de Interlocutores Remotos e Presenciais por videoconferência.

  • Compatibilidade com sistemas Microsoft Teams;

13

Manutenção e Suporte Técnico

  • Garantia mínima de 60 meses;

  • Suporte Técnico por telefone, chat e e-mail e em caso de não resolução por estes canais, atendimento presencial;

  • Operação assistida durante a realização de pelo menos 4 sessões do Pleno;

14

Registro e Exibição de Votações com Autenticação Digital/ senha.

  • Interface numérica ou touch p/ registro de votação das pautas, com opções de SIM, NÃO, ABSTENÇÃO e Múltiplas Escolhas;

  • Controle de votação por cronômetro programável;

  • Terminal de registro nas bancadas com autenticação por Digital, senha ou cartão;

  • Cadastro das sessões de votação;

  • Botão para solicitar palavra;

  • Geração de relatórios de presença.

15

Configuração ágil do sistema de som para mudanças internas do ambiente (auditório lotado, vazio ou com meia lotação, sessões híbridas, presenciais e remotas).

  • Sistema com suporte a memorização de configuração (presets), para cada estado do ambiente (auditório lotado, vazio ou com meia lotação, sessões híbridas, presenciais e remotas).

16

Otimização na realização do princípio da publicidade dos atos públicos em sessões plenárias ao vivo;

  • Interface do sistema para conexão de equipamentos da imprensa de modo a evitar manuseios de diversos cabos e microfones próximos às caixas acústicas;

17

Mobilidade de palestrante/interlocutor em espaço amplo

  • Microfone Bastão sem Fio UHF

  • Sistema de Distribuição de Antenas

18

Imunidade a interferências de outras frequências de rádio para microfones sem fio

  • Microfone Bastão sem Fio UHF digital imune a interferências da frequência da TV Digital ou de outras fontes analógicas legadas;

19

Proteção contra surtos elétricos.

  • Sistema de gerenciamento de Energia com capacidade para atender a solução fornecida (nobreak).

20

Conexão de equipamentos que necessita de entradas analógicas;

  • Conectores de Entrada P10 e Phantom;

21

Projeção e captação audiovisual

  • Os cortes e enquadramentos devem focar na pessoa que está falando. O enquadramento deve ser baseado na utilização do microfone (posições de câmera e zoom pré-programados, combinando com a posição dos microfones).

22

Visualização de imagem para o público.

  • Monitores com Suporte /Painéis

23

Existência de chaveamento de vídeo entre dois ou mais interlocutores que permita a rápida comutação de modo automático.

  • Controlador para câmera Ptz

  • Switcher de video ao vivo

  • Receptor de vídeo Hdmi sobre IP

  • Transmissor de vídeo Hdmi sobre IP

  • Conversor de Vídeo Digital Hdmi/Sdi

Nota: Os requisitos acima representam funcionalidades da solução pretendida e tem por finalidade estabelecer um parâmetro técnico de nivelamento do objeto. Desta forma, os requisitos aqui expostos podem ser eventualmente atendidos por outros itens sem prejuízo de qualidade, em todo caso avaliados pela equipe responsável e com base nas referências técnicas de contratação. 


1.1.2.2. Ambientes do Projeto

Devido a diversidade de ambientes, cada qual com um projeto específico de solução a ser contratada, foram descritos cada um dos ambientes, com seus respectivos equipamentos especificados no Relatório 2569 (SEI nº 4428954), com as suas devidas quantidades definidas no Relatório 2570 (SEI nº 4428955).

Item

PRÉDIO

AUDITÓRIO/ESPAÇO

01

NOVO PALÁCIO DA JUSTIÇA

CÂMARA REUNIDA CIVIL/CRIMINAL 01

02

CÂMARA REUNIDA CIVIL/CRIMINAL 02

03

CÂMARA DE DIREITO PÚBLICO 01

04

CÂMARA DE DIREITO PÚBLICO 02

05

AUDITÓRIO DO TRIBUNAL PLENO

06

AUDITÓRIO MULTIUSO

07

-

SALA DE REUNIÃO TIPO I(Presidência)

08

-

SALA DE REUNIÃO TIPO V(Móvel)

 

1.1.2.3 Requisitos não funcionais

 I - Requisitos de capacitação:

 

II - Requisitos legais:

a) Esta contratação busca atender as necessidades do TJPI, obedecendo às seguintes legislações:

(1) Legislação Federal/Nacional: 

(2) Legislação do Estado do Piauí: 

(3) Legislação do Poder Judiciário:  

b) No que tange à legislação específica, não fora encontrada nenhuma observância obrigatória para o projeto em epígrafe.

 

III - Requisitos de manutenção

a) A fornecedora da solução deverá prestar suporte técnico por telefone, chat e e-mail, durante a vigência do contrato. 

b) A execução contratual será acompanhada e fiscalizada por representantes da contratante, em consonância com a LEI Nº 14.133, DE 1º DE ABRIL DE 2021 .

c) A fiscalização não exclui nem reduz a responsabilidade da contratada pelos danos causados à contratante ou a terceiros decorrentes de ato ilícito na execução do contrato. 

d) A avaliação da qualidade e da adequação dos produtos e serviços ocorrerá durante a vigência do contrato, e será realizada pelo(s) Fiscal(is) do Contrato a partir do registros de ocorrências registradas pelo mesmo ou por usuários do objeto desta contratação.

e) Os produtos adquiridos e os serviços executados deverão atender aos padrões mínimos de qualidade estabelecidos no Termo de Referência.

f) A empresa contratada estará sujeita às sanções administrativas em função dos indicadores obtidos abaixo da faixa de ajuste definidas no Termo de Referência, garantido o contraditório e a ampla defesa. A aplicação dos ajustes do pagamento não exclui a aplicação de glosas e sanções previstas no Termo de Referência.

g) A solução deve utilizar componentes novos e que não tenham sido descontinuados pelos fabricantes até o momento do recebimento da propostas da solução no momento do processo licitatório.

h) A Contratada deverá fornecer todas as atualizações pertinentes aos produtos: incluindo “patches”, “fixes”, correções, “updates”, “service packs”, novas “releases”, “builds” e funcionalidades, bem como o provimento de “upgrades”, englobando, inclusive, versões não sucessivas, nos casos em que a liberação de tais versões ocorra durante o período de garantia especificado no contrato e que sejam compatíveis com os equipamentos instalados.

i) O serviço de suporte técnico da garantia objetiva o reparo de qualquer tipo de incidente encontrado com a solução implantada e o seu devido retorno à condição normal de operação e uso;

j) As atualizações, ocorridas durante a vigência do suporte, deverão ocorrer sem custo adicional, independente da forma de sua realização, seja automático, remoto ou presencial;

 

IV - Requisitos temporais:

a) Prazo de instalação da solução:  Por se tratar de uma solução de hardware e software. A CONTRATADA deverá instalar 20 (vinte) dias após a emissão de ordem de serviço ou ordem de fornecimento, em dias úteis com horário preferencial de início  da instalação às 08 (oito) horas da manhã. O procedimento de instalação deverá ser realizada no prazo máximo de 20 (vinte) dias úteis contados da publicação do extrato do contrato. Excepcionalmente, o prazo retromencionado poderá ser prorrogado por mais 5 (cinco) dias úteis desde que solicitado pelo CONTRATANTE acompanhado de justificativa e aprovação por parte da Administração e em qualquer caso observada a prerrogativa de conveniência e oportunidade da Administração contratante.

b) Prazo de treinamento da solução: A contratada deverá realizar um treinamento na modalidade presencial, com início no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis após a instalação dos equipamentos e testes do sistema, ou na conveniência da Administração.

O treinamento deverá ser realizado nas dependências da Contratante em horário definido previamente com setor demandante e os operadores do equipamento.

Treinamento com carga horária total de, no mínimo, 8 (oito)  horas, para até 8 pessoas indicadas pelo TJPI;

c) Duração contratual mínima: 60 (sessenta) meses.

d) Prazo de início da operação assistida da solução: A disponibilização de um técnico capacitado para dar suporte técnico presencial ao(s) operadores do sistema deverá ter início em 1(um) dia útil antes da realização da primeira sessão plenária com o novo sistema, e este deverá permanecer no local até o fim da sessão. A Contratante deverá informar à contratada com 15 (quinze) dias de antecedência do início de cada sessão.

e) Prazo para emissão do termo de recebimento definitivo ou documento equivalente: em até 5 (cinco) dias úteis após a última sessão plenária realizada na fase de treinamento.

f) Prazo de licença dos softwares: Todos os software necessários para o funcionamento da solução devem ser fornecidos com licença perpétua em sua versão mais atualizada.

 

V- Requisitos de segurança

a) A solução deve estar em conformidade com a Política de Segurança da Informação do Tribunal de Justiça do Piauí.

b) Todas as informações consideradas sensíveis pelo TJPI deverão ser resguardadas por parte da CONTRATANTE não sendo permitido, em hipótese alguma, o compartilhamento, cópia, retirada, reprodução, carga, levantamento, entre outros, de informações oriundas dos usuários da solução ou de sistemas informatizados institucionais sem a devida autorização prévia e expressa por parte da autoridade competente do TJPI.

c) São consideradas sensíveis, para fins de aplicação do item anterior, aquelas informações que por sua natureza são consideradas de interesse confidencial, restrita ou sigilosa como, por exemplo:

 

VI - CONTRATAÇÕES CORRELATAS E/OU INTERDEPENDENTES

a) Em prospecção das contratações com objeto similar realizadas no âmbito deste Tribunal, não verificou-se a existência de contratações correlatas e/ou interdependentes destinadas a contratação deste objeto.

 

1.1.3 Soluções disponíveis no mercado de TIC 

SOLUÇÃO

DESCRIÇÃO

SOLUÇÃO 1

Adquirir separadamente cada item da solução e realizar a montagem pelos colaboradores do TJPI, incluindo os softwares de controle de câmeras, áudio, transmissão ao vivo e votação, e manter somente o software de gravação e indexação KENTA. 

SOLUÇÃO 2

Adquirir separadamente cada item da solução e realizar a montagem pelos colaboradores do TJPI, incluindo os softwares de controle de câmeras, áudio, transmissão ao vivo, votação inclusive software de gravação e indexação.

SOLUÇÃO 3

Contratar empresa especializada para montagem dos ambientes do TJPI e Adquirir todos os Softwares necessários para o Funcionamento da solução e manter somente o software de gravação e indexação KENTA.

SOLUÇÃO  4

Contratar empresa especializada para montagem dos ambientes do TJPI e Adquirir todos os Softwares necessários para o Funcionamento da solução, inclusive o software de gravação e indexação.

 

SOLUÇÃO 1:

Adquirir equipamentos e softwares separadamente para montar os ambientes do TJPI pode parecer vantajoso em termos de economia, pois pode haver uma maior concorrência entre fornecedores e mais opções de equipamentos disponíveis. No entanto, essa abordagem pode não ser a melhor a ser seguida por vários motivos:

  1. Incompatibilidade entre equipamentos: Não há garantia de que todos os equipamentos fornecidos seriam compatíveis entre si, o que poderia comprometer a qualidade e eficiência da solução.

  2. Falta de especialistas: Não há colaborador especialista no TJPI para garantir que a solução seja montada com as necessidades específicas do tribunal. Isso pode levar a problemas de compatibilidade e desempenho.

  3. Dificuldade em identificar problemas: Como os equipamentos e softwares seriam fornecidos por fornecedores diferentes, seria difícil definir qual ponto da solução está causando o problema. Isso poderia resultar em atrasos na resolução de problemas, bem como em custos adicionais.

Montar uma solução de gravação de audiências com equipamentos diversos e não integrados pode ser uma tarefa difícil e desafiadora. Alguns dos principais desafios encontrados incluem:

  1. Diferentes formatos de áudio: Cada dispositivo pode gravar em um formato de áudio diferente, o que torna difícil a compatibilidade entre eles.

  2. Dificuldade em sincronizar o áudio: Ao usar vários dispositivos para gravar a mesma audiência, pode ser difícil sincronizar o áudio corretamente, o que pode levar a uma qualidade de gravação inferior.

  3. Falta de controle: Ao usar diferentes dispositivos, pode não ter controle total sobre a qualidade da gravação, como níveis de volume, cancelamento de ruído e outros ajustes.

  4. Dificuldade em armazenar e gerenciar as gravações: Com diferentes dispositivos, pode ser difícil armazenar e gerenciar as gravações, especialmente se tiver muitas delas.

Para superar essas dificuldades, é importante planejar cuidadosamente a solução de gerenciamento de vídeo, áudio, controle, votação e transmissão das audiências e escolher equipamentos compatíveis entre si. Também é recomendável investir em softwares de edição e sincronização de áudio para ajudar a gerenciar e melhorar a qualidade das gravações.

Além disso, é importante contar com profissionais capacitados e experientes para ajudá-lo a montar e operar a solução de gravação de audiências. E atualmente o TJPI conta com um software de gravação e indexação (Kenta), sendo assim, contratar equipamentos e softwares separadamente para depois repassar o sinal para o Kenta, mostra-se uma tarefa árdua e o TJPI por não contar com especialistas na área, dificulta mais ainda realizar essa forma de contratação para entregar uma solução de qualidade.

Portanto, é importante considerar todas essas questões ao decidir adquirir equipamentos e softwares separadamente para montar os ambientes do TJPI. É recomendável avaliar todas as opções e trabalhar com fornecedores experientes e confiáveis que possam oferecer soluções personalizadas e integradas.

Dessa forma, o TJPI poderá garantir uma solução de gerenciamento de vídeo, áudio, controle, votação e transmissão das audiências de alta qualidade, eficiente e fácil de gerenciar. Assim, o TJPI poderá realizar a gravação e indexação das gravações com o software Kenta com qualidade, o que é atualmente limitado pela falta de equipamentos de qualidade no parque tecnológico do TJPI.

 

SOLUÇÃO 2:

Embora a solução 2 possa parecer vantajosa inicialmente, ela ainda enfrentará as mesmas dificuldades mencionadas anteriormente. Além disso, de acordo com a Manifestação Nº 30145/2023 (4232378), o problema das gravações de audiência do TJPI está relacionado à limitação dos equipamentos de áudio e vídeo utilizados pelo tribunal.

Consequentemente, mesmo que o software de gravação e indexação seja substituído, não haverá garantia de que a qualidade das gravações será melhorada.

 

SOLUÇÃO 3:

Para garantir uma solução de gerenciamento de vídeo, áudio, controle, votação e transmissão das audiências e posterior gravação e indexação pelo software Kenta, com alta qualidade, eficiente e fácil de gerenciar, é importante contratar fornecedores experientes e confiáveis que possam oferecer soluções personalizadas e integradas. A equipe de planejamento da contratação realizou pesquisas em sites como o Painel de Preços, Compras Governamentais e Banco de Preços, entrando em contato com os principais fornecedores para solicitar cotações diretas de preços.

Entre os fornecedores disponíveis no mercado, a equipe de contratação encontrou empresas que desenvolvem soluções únicas, integrando equipamentos e softwares próprios e de terceiros. Essa solução é de alta complexidade e não é facilmente encontrada no mercado. Há também fornecedores que realizam integração com diversos fabricantes, integrando diversas tecnologias para projetar uma solução de acordo com o objetivo da contratação.

Devido à complexidade da solução, que envolve a integração de diversos equipamentos e softwares organizados em diferentes arquiteturas, não é possível encontrar com precisão preços públicos equivalentes de acordo com a solução pretendida. Por isso, a equipe de planejamento procurou empresas especializadas que já forneceram ou participaram de pregões para outros órgãos do poder judiciário da administração pública.

As empresas contatadas foram a Seal Telecom, Riole e Núcleo Integrado Tecnologias (representante da Bosch). Essas empresas foram selecionadas por sua experiência e capacidade de fornecer uma solução de alta qualidade, de acordo com a estrutura dos ambientes do TJPI. Com a ajuda dessas empresas, o TJPI poderá garantir uma solução de gravação de audiências eficiente e confiável.

Além disso, essas empresas tem capacidade de fornecer os softwares de controle de câmeras, áudio, transmissão ao vivo e votação e manter a parte de gravação e indexação das audiências com o software Kenta. Uma vez quer as licenças do Kenta são perpétuas e o TJPI já realizou um grande investimento na aquisição dessas licenças, hoje se mantendo somente o contrato 44/202 (4117404) de suporte técnico, manutenção e  manutenção dos softwares.  

Portanto, neste caso, esta equipe de contratação recomenda a contratação de fornecedores experientes e confiáveis que possam oferecer soluções personalizadas e integradas para garantir uma solução de gerenciamento de vídeo, áudio, controle, votação e transmissão das audiências de alta qualidade, eficiente e fácil de gerenciar.

 

SOLUÇÃO 4:

Esta solução possui as características da solução 3, porém com a aquisição das licenças de novo software de gravação e indexação das audiências, substituindo o software Kenta atualmente utilizado TJPI que possui licenças perpétuas, o que acarretaria em uma nova despesa para a administração, que teria que realizar aquisição de novas licenças perpetuas de um software de gravação e indexação, resultando em duas licenças perpétuas para o TJPI, além de contrato de suporte técnico, manutenção e manutenção dos softwares, nos moldes do Contrato 44/2022 (4117404).

A discussão sobre a substituição de novo software se deu em consideração aos relatos de defeitos e problemas de qualidade porém, conforme a Manifestação Nº 30145/2023 (4232378), o problema das gravações de audiência do TJPI está relacionado à limitação dos equipamentos de áudio e vídeo utilizados pelo tribunal.

Portanto a equipe de planejamento de contratação recomenda que seja somente adquirida a solução de gerenciamento de vídeo, áudio, controle, votação e transmissão das audiências com os equipamentos necessários, mantendo o software da Kenta para realizar a gravação e indexação das audiências.

 

1.1.3.1 SUGESTÃO DA EQUIPE DE CONTRATAÇÃO

 

Portanto, para atender a demanda do TJPI esta equipe de contratação sugere a contratação da SOLUÇÃO 3 apresentada acima, sem necessidade de realizar a contratação em grupos.

 

1.1.4 Contratações Públicas Similares 

A seguir são apresentadas as contratações feitas em outros órgãos da administração pública.. Por serem recursos complexos, que integram equipamentos e softwares de fabricantes diferentes, devem contar com serviços especializados de suporte técnico, manutenção e garantia, para evitar os riscos relacionados a falhas de configurações.

ÓRGÃO / UASG

PREGÃO 

SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANCA PUBLICA / 200331  (4432662)

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 01/2022

ALEGO (4432676)

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 32/2021

TJ GO (4432686)

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 23/2023

 

1.2 Identificação das diferentes Soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação 

1.2.1 Disponibilidade de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação similar em outro órgão ou entidade da Administração Pública 

Verifica-se que os produtos pretendidos já foram licitados por diversos órgãos públicos e apresentam características padronizadas e usuais.

1.2.2 Portal do Software Público Brasileiro 

Por se trata de uma solução que integra equipamentos, software e serviços especializados. Não há no Portal do Software Público Brasileiro, uma solução equivalente que atenda de forma satisfatória a demanda, 

1.2.3 Alternativa no Mercado de TIC incluindo software livre ou software público 

Não há software(s) livre(s) ou público(s) similar(es) que atenda a demanda de forma satisfatória.

1.2.4 Premissas e especificações técnicas definidas no Modelo Nacional de Interoperabilidade – MNI 

Não se aplica.

1.2.5 Aderência às regulamentações da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) 

Não se aplica, por não ser obrigatória a utilização de certificação digital.

1.2.6 Observância às orientações, premissas e especificações técnicas ao Modelo de Requisitos Moreq-Jus 

Não se aplica. O objeto não trata de desenvolvimento de sistemas.

1.2.7 Orçamento Estimativa do Valor da Contratação 

1.2.7.1 Este item necessita da documentação solicitada aos proponentes. 

 

1.3. Solução escolhida

1.3.1 Justificativa da solução escolhida 

Grupo 1: Auditórios, Câmaras do novo Palácio da Justiça, da antiga Sede do TJPI e dos diversos ambientes da Capital e do interior do estado que fazem parte do Poder Judiciário do Piauí.

A solução escolhida pela equipe de contratação é a Contratação de empresa especializada para a modernização e fornecimento de uma SOLUÇÃO DE GERENCIAMENTO DE VÍDEO, ÁUDIO, CONTROLE, VOTAÇÃO E TRANSMISSÃO DAS AUDIÊNCIAS DE  FORMA HÍBRIDA  para os Auditórios, Câmaras do novo Palácio da Justiça, da antiga Sede do TJPI e dos diversos ambientes da Capital e do interior do estado que fazem parte do Poder Judiciário do Piauí.

Além dos motivos expostos no item 1.1.3 Soluções disponíveis no mercado de TIC.

Portanto a contratação de fornecedor experiente para fornecer uma solução de gravação de audiências de alta qualidade pode trazer várias vantagens, tais como:

  1. Experiência e conhecimento: um fornecedor experiente trará consigo conhecimentos e experiência acumulada ao longo de anos de trabalho, o que pode ajudar a garantir que a solução fornecida seja de alta qualidade.

  2. Qualidade garantida: um fornecedor experiente deve ter processos estabelecidos e rigorosos de controle de qualidade em cada etapa do desenvolvimento e implantação da solução, o que pode garantir que o produto final tenha qualidade consistente. Além disso fornecedores experientes geralmente têm acesso às mais recentes tecnologias de gravação de áudio e vídeo, o que significa que suas soluções tendem a ser de alta qualidade.

  3. Personalização: um fornecedor experiente deve ter a habilidade de personalizar a solução de gravação de audiências de acordo com as necessidades específicas do cliente, permitindo que a solução seja mais eficaz e eficiente para o cliente.

  4. Atendimento ao cliente: um fornecedor experiente deve ter uma equipe de atendimento ao cliente experiente e eficiente, que pode ajudar a garantir que o cliente receba o suporte necessário durante todo o ciclo de vida da solução.

  5. Atualizações e manutenção: um fornecedor experiente deve ter a capacidade de fornecer atualizações e manutenção da solução para garantir que ela permaneça relevante e operacional por um longo período.

  6. Economia de tempo e recursos: uma solução de gravação de audiências de alta qualidade fornecida por um fornecedor experiente pode ajudar a economizar tempo e dinheiro, reduzindo a necessidade de reparos, substituições e retrabalho.

  7. Confiabilidade: Fornecedores experientes tendem a ter um histórico comprovado de fornecer soluções confiáveis e estáveis que não falham ou apresentam problemas técnicos.

  8. Suporte: Fornecedores experientes tendem a ter equipes de suporte dedicadas que estão prontas para ajudar seus clientes em caso de qualquer problema ou pergunta.

  9. Economia de recursos: Embora possa ser mais caro contratar um fornecedor experiente, isso pode ser benéfico a longo prazo, uma vez que a qualidade da solução de gravação pode evitar gastos adicionais com regravações, por exemplo.

  10. Garantia de conformidade: Fornecedores experientes geralmente têm experiência em lidar com requisitos regulatórios e legais para a gravação de audiências, o que significa que seus clientes podem ter garantia de conformidade com esses requisitos.

 

1.3.2 Descrição e Composição da Solução : 

Conforme item 1.1.2.2. Ambientes do Projeto.

1.3.3 Alinhamento em relação às necessidades 

1.1.2. Requisitos da Contratação 

1.1.2.1. Requisitos Funcionais / Necessidades do negócio

Alinhamento em relação às necessidades e requisitos tecnológicos 

Controle de uso da palavra de cada bancada, por presidente ou por secretário, através de dispositivos físicos (botões) e além de computador ou tablet via software;

1.3. Solução escolhida 

Realizar a migração de todas as gravações existentes para o novo sistema;

1.3. Solução escolhida 

Redução de pontos de falhas;

1.3. Solução escolhida 

Agilidade na configuração dos presets, para cada ambiente (auditório lotado, vazio ou lotação média);

1.3. Solução escolhida 

Permitir sessões plenárias híbridas (Presenciais e remotas);

1.3. Solução escolhida 

Permitir a transmissão das sessões do pleno o vivo para cumprir o princípio da publicidade dos atos públicos;

1.3. Solução escolhida 

Suporte técnico ágil do sistema multimídia;

1.3. Solução escolhida 

Interface do sistema para imprensa, de modo a evitar manuseios diversos de cabos e microfones;

1.3. Solução escolhida 

Permitir a participação remota de magistrados em sessões plenárias.

1.3. Solução escolhida 

Permitir conectar áudio do PC ou notebook no sistema de som de forma simplificada;

1.3. Solução escolhida 

Microfones sem fio imunes a interferência de frequências e ondas de rádio externas;

1.3. Solução escolhida 

 

1.1.2. Requisitos da Contratação 

1.1.2.1. Requisitos Funcionais / Necessidades do negócio

Alinhamento em relação às necessidades e requisitos tecnológicos 

Adequação do sistema de som interno do Auditório do Tribunal Pleno.

1.3. Solução escolhida 

Captação de voz com razoável distância do interlocutor.

1.3. Solução escolhida 

Supressão de Ruídos e Microfonia.

1.3. Solução escolhida 

Desativar microfone individual quando o interlocutor desejar pronunciar algo que não deseja ser captado;

1.3. Solução escolhida 

Controle de Áudio Remoto controlável pelo presidente da sessão ou secretário

1.3. Solução escolhida 

Sistema de som expansível para futuros acréscimos de terminais sem grandes alterações na infraestrutura elétrica

1.3. Solução escolhida 

Mobilidade do Operador de Som

1.3. Solução escolhida 

Transcrição do Áudio

1.3. Solução escolhida 

Busca de partes específicas das sessões;

1.3. Solução escolhida 

Gravação e disponibilização do conteúdo gravado assegurando maior transparência para o público geral.

1.3. Solução escolhida 

Publicação e Audiências/Eventos via streaming de vídeo público ao vívo (Youtube, Facebook, etc);

1.3. Solução escolhida 

Participação de Interlocutores Remotos e Presenciais por videoconferência.

1.3. Solução escolhida 

Manutenção e Suporte Técnico

1.3. Solução escolhida 

Registro e Exibição de Votações com Autenticação Digital/ senha.

1.3. Solução escolhida 

Configuração ágil do sistema de som para mudanças internas do ambiente (auditório lotado, vazio ou com meia lotação, sessões híbridas, presenciais e remotas).

1.3. Solução escolhida 

Otimização na realização do princípio da publicidade dos atos públicos em sessões plenárias ao vivo;

1.3. Solução escolhida 

Mobilidade de palestrante/interlocutor em espaço amplo

1.3. Solução escolhida 

Imunidade a interferências de outras frequências de rádio para microfones sem fio

1.3. Solução escolhida 

Proteção contra surtos elétricos.

1.3. Solução escolhida 

Conexão de equipamentos que necessita de entradas análogicas;

1.3. Solução escolhida 

Projeção e captação audiovisual

1.3. Solução escolhida 

Visualização de imagem para o público.

1.3. Solução escolhida 

Existência de chaveamento de vídeo entre dois ou mais interlocutores que permita a rápida comutação de modo automático.

1.3. Solução escolhida 


1.3.4 Benefícios a serem alcançados com a Contratação da Solução 

1.3.5 Relação entre a demanda prevista e a quantidade a ser contratada 

SOLUÇÃO

GRUPO

ITEM

AUDITÓRIO/ESPAÇO

QUANTIDADE MÁXIMA A SER REGISTRADA.

QUANTIDADE INICIAL  A SER CONTRATADA.

REGISTRO DE PREÇOS PARA A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA A MODERNIZAÇÃO E FORNECIMENTO DE UMA SOLUÇÃO DE GERENCIAMENTO DE VÍDEO, TRANSMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE AUDIÊNCIAS E PALESTRAS DE FORMA HÍBRIDA PARA OS AUDITÓRIOS, CÂMARAS  DO NOVO PALÁCIO DA JUSTIÇA, DA ANTIGA SEDE DO TJPI E TRIBUNAIS DO JÚRI DA CAPITAL E DO INTERIOR DO ESTADO

 

 

Grupo 01

 

 

 

 

01

CÂMARA REUNIDA CIVIL/CRIMINAL 01

01

01

02

CÂMARA REUNIDA CIVIL/CRIMINAL 02

01

00

03

CÂMARA DE DIREITO PÚBLICO 01

01

00

04

CÂMARA DE DIREITO PÚBLICO 02

01

00

05

AUDITÓRIO DO TRIBUNAL PLENO

01

01

06

AUDITÓRIO MULTIUSO

01

00

07

SALA DE REUNIÃO DA PRESIDÊNCIA

01

01

 

08

SALA DE REUNIÃO MOVEL

07

01

09

OPERAÇÃO ASSISTIDA DIA

87

30

Levantamento dos quantitativos de ambientes para registro da ata utilizou como parâmetro:

Levantamento dos quantitativos de equipamentos mínimos e estimados para cada ambiente,  utilizou como parâmetro:

 

1.4 Adequação do ambiente :

Tipo

Necessidade

Infraestrutura tecnológica (art. 14, V, a)

Retirada das caixas de som que serão substituídas por responsabilidade da contratada com supervisão da SENA e outros setores do TJPI;

Retirada dos equipamentos que não serão mais utilizados por responsabilidade da contratada com supervisão da SENA;

Possivelmente, algumas liberações no firewall podem ser necessárias para funcionamento da transmissão.

Infraestrutura elétrica (art. 14, V, b)

É necessária adequação na infraestrutura elétrica por responsabilidade da contratada com supervisão da SENA e outros setores do TJPI;

Dimensionamento da infraestrutura elétrica das cabines de controle para receber o rack com os novos equipamentos por responsabilidade da contratada com supervisão da SENA e outros setores do TJPI;

Deverão ser retiradas todas as caixas de som que serão substituídas por responsabilidade da contratada com supervisão da SENA e outros setores do TJPI;;

Deverão ser retirados todos os equipamentos que não serão mais utilizados (mesas de som antigas, caixas arandelas, etc) por responsabilidade da contratada com supervisão da SENA e outros setores do TJPI;

Logística de implantação (art. 14, V, c)

De acordo com o Plano de Implantação fornecido pela CONTRATADA.

Recursos humanos: Disponibilidade das equipes de Engenharia para a implantação da solução.

Espaço físico (art. 14, V, d)

A contratada deverá fazer visita técnica para verificar a melhor forma de realizar as instalações e deverá entregar o ambiente da forma como recebeu com os equipamentos instalados;

Mobiliário (art. 14, V, e)

Todo mobiliário já se encontra nos ambientes, com exceção dos equipamentos a serem adquiridos e dos respectivos  suportes que serão de responsabilidade da contratada;

Impacto ambiental (art. 14, V, f)

Embora não haja impacto ambiental na implantação da solução que demande algum tipo de adequação do ambiente, o licitante vencedor será responsável, durante a vigência do contrato, pelo recolhimento e descarte de quaisquer resíduos sólidos que possam ser produzidos na execução da aquisição dos produtos e que possam causar algum tipo de impacto ambiental, conforme o contido na Instrução Normativa nº 1, de 19 de janeiro de 2010, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no que couber.

 

2.1 Recursos necessários à continuidade do objeto contratado 

Todos os equipamentos definidos para o funcionamento da solução serão fornecidos pela contratada.

2.1.2 Recursos humanos:

Os recursos humanos necessários à continuidade do objeto contratado e identificados pela equipe responsável são apresentados na tabela abaixo:

 

Id

Função

Formação

Atribuições/Responsabilidades

1

FISCAL TÉCNICO

Servidor do TJPI representante da Área de Tecnologia da Informação.

1 - Acompanhar às ordens de serviços;

2 - Apoiar o gestor do contrato quanto às questões técnicas contratuais.

2

FISCAL DEMANDANTE

Servidor do TJPI representante da Área Requisitante da Solução

1 - Acompanhar a entrega do produto com vistas a verificar o atendimento da necessidade do negócio.

3

FISCAL ADMINISTRATIVO

Servidor do TJPI representante da Área Administrativa.

1 - Verificação de aderência aos termos contratuais.

2 - Verificação das regularidades fiscais, para fins de pagamento.

4

GESTOR DO CONTRATO

Servidor do TJPI com atribuições gerenciais, técnicas e operacionais relacionadas ao processo de gestão do contrato

1 - Iniciar o contrato.

2 - Encaminhar ordem de serviço ou de fornecimento de bens.

3 - Monitorar a execução do contrato.

4 - Autorizar a emissão/pagamento de notas fiscais.

5

INTEGRANTE REQUISITANTE

Servidor do TJPI representante da Área Requisitante da solução

1 - Apoiar no fornecimento de informações sobre o processo ao fiscal requisitante e demais fiscais de contrato.

6

INTEGRANTE TÉCNICO

Servidor do TJPI representante da Área de Infraestrutura

1 - Acompanhar, auxiliar e supervisionar as questões técnicas da solução, caso necessário.

7

PREPOSTO

Funcionário da CONTRATADA

1 - Acompanhar a execução do contrato.

2 - Atuar como interlocutor principal junto à CONTRATANTE.

3 - Receber, diligenciar, encaminhar e responder as principais questões técnicas, legais e administrativas referentes ao andamento contratual.

2.2 Estratégia de continuidade em eventual interrupção contratual 

2.3 Ações para transição e encerramento contratual 

Ação

Responsável

Entrega de versões finais dos produtos/serviços alvos da contratação (art. 15, inc. III, a)

CONTRATADA

Transferência final de conhecimentos sobre a execução e a manutenção da Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação (art. 15, inc. III, b)

CONTRATADA

Devolução de recursos materiais (art. 15, inc. III, c) 

CONTRATADA

Revogação de perfis de acesso (art. 15, inc. III, d)

CONTRATADA

Eliminação de caixas postais (art. 15, inc. III, e)

CONTRATANTE

 

2.4. Estratégia de independência 

Os colaboradores do TJPI serão devidamente treinados para utilizar a ferramenta de maneira eficaz e independente, contudo, em caso de problemas com os equipamentos ou softwares, que são de alta complexidade, a empresa contratada deverá fornecer suporte técnico.

 

 

3.1 Natureza do objeto 

Como o objeto da contratação é complexo e personalizado, mas é possível que diversas empresas possam concorrer, a licitação deverá seguir as regras gerais estabelecidas na Lei nº 14.133/2021. As modalidades de licitação a serem aplicadas dependerão do valor e da complexidade do objeto, conforme previsto nos artigos 31 a 53 da lei.

A modalidade escolhida deverá ser a mais adequada para a contratação em questão, observando-se os princípios da economicidade, eficiência e transparência, entre outros previstos na legislação.

 

3.2 Parcelamento do objeto 

Considerando o escopo desta contratação e os requisitos identificados, conforme os  Relatórios de Especificações e Quantidades (4428954 e 4428955), percebe-se que os mesmos equipamentos serão utilizados em todos os ambientes, diferenciando-se apenas em suas quantidades, a equipe responsável pela contratação propõe que o pregão seja conduzido em grupo único.

 

3.3 Adjudicação do objeto 

O objeto da licitação será adjudicado ao licitante declarado vencedor, caso não haja interposição de recurso ou após a regular decisão dos recursos apresentados;

Sugerimos que seja adjudicado por grupo único.

 

3.4 Modalidade e tipo de licitação 

Recomendamos que a modalidade de licitação adotada seja o Registro de Preços em sua forma eletrônica, baseado no critério de menor preço e com vigência em conformidade com a legislação aplicável.

 

3.5 Classificação e indicação orçamentária 

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA A MODERNIZAÇÃO E FORNECIMENTO DE UMA SOLUÇÃO DE GRAVAÇÃO, TRANSMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE AUDIÊNCIAS E PALESTRAS DE FORMA HÍBRIDA PARA OS AUDITÓRIOS E CÂMARAS DO NOVO PALÁCIO DA JUSTIÇA, DA ANTIGA SEDE DO TJPI E DOS DIVERSOS AMBIENTES DA CAPITAL E DO INTERIOR DO ESTADO QUE FAZEM PARTE DO PODER JUDICIÁRIO DO PIAUÍ.

Unidade Orçamentária:

Ação Orçamentária:

Classificação Funcional Progr.:

Natureza da Despesa:

Fonte:

04105 - Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário do Estado do Piauí

1845 - Melhorias e Aperfeiçoamento do Parque Tecnológico do Poder Judiciário

02.061.0015.1845

339040 - Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação - Pessoa Jurídica

760 - Recursos de Emolumentos, Taxas e Custas

Plano Orçamentário: 

Valor reservado:

000162 - 1º Grau de Jurisdição

Plano Orçamentário: 

Valor reservado:

000163 - 2º Grau de Jurisdição

Ressalta-se, outrossim, que a posterior informação deverá ser verificada, pela Secretaria de Orçamento e Finanças, que terá a função de detalhar a especificação em obediência à legislação vigente.

3.6 Vigência da garantia e da prestação dos serviços 

O Contrato terá vigência de 60 meses a contar da publicação do extrato do contrato no Diário da Justiça, com revisão técnica periódica anual, podendo ser prorrogado nos termos dos artigos 106 e 107 da lei LEI Nº 14.133, DE 1º DE ABRIL DE 2021.

3.7 Equipe de apoio à contratação 

Integrante Requisitante 

 Clayton Farias de Ataíde

Matrícula 

1055410

E-mail 

cfariasataidesh@gmail.com

Telefone 

(86) 3215-1120

Integrante Técnico 

Ernani Moura Lima

Matrícula 

30267

E-mail 

ernani.lima@tjpi.jus.br

Telefone 

(86) 3215-1120

Integrante Técnico Suplente

Lucio Brígido Júnior

Matrícula 

3060

E-mail

lucio.brigido@tjpi.jus.br

Telefone 

(86) 3215-1120

Integrante Administrativo

Charles Antônio Gomes Evaristo

Matrícula

30815

E-mail 

charles.evaristo@tjpi.jus.br

Telefone 

(86) 3218-0881

Integrante Administrativo Suplente

Levi de Sousa Soares Ciríaco

Matrícula

3654

E-mail 

levi.soares@tjpi.jus.br

Telefone 

(86) 3215-1120

 

3.8 Equipe de gestão da contratação 

Considerando as recentes capacitações e workshops sobre contratações, incluindo fiscalização sugerimos que sejam selecionados servidores já capacitados ou com previsão de treinamento nas próximas turmas para comporem a equipe contendo: 

 

3.9. Documento de Aprovação

A presente contratação foi solicitada pelo Secretário Geral através dos Despacho s Nº 37063/2023 (4178424) e  Nº 68263 (4423343) dispostos no processo originário 23.0.000040191-9.

 

4.1 Matriz de Exposição ao Risco

 

RISCO 1 – RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Probabilidade

Impacto

Ação preventiva

Responsável

Ação de contingência

Responsável

Média

Alto

Priorização deste projeto em detrimento de outras iniciativas

Equipe de Planejamento da Contratação

Reduzir escopo da demanda

Integrante requisitante

RISCO 2 – FALHAS NA ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS EM RELAÇÃO À CAPACIDADE E ALINHAMENTO ÀS DEMANDAS DO ÓRGÃO

Probabilidade

Impacto

Ação preventiva

Responsável

Ação de contingência

Responsável

Baixo

Alto

Especificar com minúcia suficiente os requisitos da prestação do serviço

Equipe de Planejamento da Contratação

Rever o projeto atual e prospectar alteração de requisitos para adequação à proposta de prestação de serviço

Integrante requisitante

RISCO 3 – NÃO CUMPRIMENTO DOS PRAZOS, ESCOPO E NÍVEIS MÍNIMOS DE SERVIÇO ACORDADOS

Probabilidade

Impacto

Ação preventiva

Responsável

Ação de contingência

Responsável

Média

Alto

Monitorar e notificar preventivamente a contratada para que cumpra os prazos

Fiscal técnico

Propor a aplicação de sanções previstas em contrato

Fiscal demandante

RISCO 4 – FALTA DE PAGAMENTO PELA CONTRATADA DOS TRIBUTOS E IMPOSTOS DEFINIDOS

Probabilidade

Impacto

Ação preventiva

Responsável

Ação de contingência

Responsável

Média

Alto

Manter atualizados os artefatos do planejamento da contratação.

Acompanhar a execução do contrato e cobrar mensalmente comprovação da regularidade.

Fiscal Administrativo

Propor a aplicação de sanções previstas em contrato.

Fiscal Administrativo


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ernani Moura Lima, Coordenador de Infraestrutura - STIC, em 17/10/2023, às 14:52, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


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A autenticidade do documento pode ser conferida no site http://sei.tjpi.jus.br/verificar.php informando o código verificador 4822974 e o código CRC FC652B49.




23.0.000072770-9 4822974v3